Inteligência emocional e Administração do Pensamento

A Inteligência emocional vem se tornando um quesito cada vez mais fundamental na carreira de qualquer profissional.

Para entender melhor o motivo dessa afirmação, o psicólogo estadunidense Daniel Goleman, explica que a Inteligência mental (o famoso QI) é responsável por 20% do sucesso de qualquer indivíduo. Enquanto a Inteligência emocional está ligada aos outros 80%. Mas por que ela é tão importante?

Vamos te explicar a seguir!

O que é Inteligência emocional?

A Inteligência emocional é a capacidade que uma pessoa tem de controlar, identificar e administrar emoções. De acordo com Goleman, esse conceito da psicologia é formado por cinco elementos:

  • Autoconsciência
  • Autorregulação
  • Automotivação
  • Empatia
  • Habilidades Sociais

Essas habilidades permitem que o indivíduo consiga reconhecer suas emoções, controlá-las e se manter motivado independente das situações e sentimentos. Além disso, ele também tem facilidade em identificar e ter empatia com as emoções dos outros e consegue manter boas relações com os demais. Mas se você está se perguntando se tem ou não essa inteligência, saiba que a resposta é sim. Afinal, todas as pessoas a possuem. A diferença está nos níveis que cada um tem.

Benefícios nos negócios

É claro que ter a Inteligência emocional bem desenvolvida pode trazer inúmeros benefícios para a vida pessoal, mas e com relação ao trabalho? A verdade é que uma pessoa que possui essas habilidades geralmente tem mais facilidade para realizar seus sonhos e alcançar objetivos. Afinal, elas auxiliam no aumento da produtividade, são importantes nas tomadas de decisões, ajudam nas negociações e ainda permitem que o indivíduo consiga superar com mais facilidade dias e sentimentos ruins.

Como saber seu nível de Inteligência Emocional?

É claro que apenas um especialista pode saber ao certo a resposta para essa pergunta, mas existem algumas características que são comuns em pessoas com essa habilidade. Por exemplo, elas geralmente são confiantes, persistentes, flexíveis e conseguem manter o foco no trabalho. Além disso, também tem facilidade para dialogar, lidar com adversidades e fracassos, negociar e assumir erros.

  • Você também pode fazer algumas perguntar sobre si mesmo para reconhecer suas falhas e virtudes nesse quesito:
  • Você gosta de conhecer e saber mais sobre outras pessoas?
  • Você é um bom líder?
  • Você conhece suas virtudes e limites?
  • Você sabe o porquê de cada emoção que está sentindo?
  • Ser uma pessoa boa e correta é importante para você?
  • Você pratica a gratidão?
  • Você se dá bem com grande parte das pessoas?
  • Você confia e segue sua intuição?

Como melhorar seu nível de Inteligência Emocional?

A principal forma de obter essa habilidade é aprimorando a Administração do Pensamento. Afinal, toda emoção é consequência de um pensamento e, como o cérebro não consegue distinguir as experiências reais das imaginárias, cabe ao indivíduo dominar seus pensamentos. Por isso, a partir do momento que a pessoa consegue comandá-los, suas emoções e sentimentos certamente serão mais positivos.

Além disso, você também pode buscar melhorar em outras questões cotidianas que irão te ajudar nesse quesito. Por exemplo:

  • Analisar o próprio comportamento;
  • Controlar a ansiedade para conseguir agir sob pressão;
  • Acreditar em si mesmo;
  • Controlar sentimentos negativos;
  • Expor suas emoções e pensamentos;
  • Se colocar no lugar do próximo e respeitá-lo.

É importante lembrar que a Inteligência emocional não será totalmente responsável pelo seu sucesso ou fracasso. Mas ter as emoções sob controle e melhorar a administração do pensamento são qualidades que certamente irão te ajudar positivamente em todos os âmbitos da sua vida.

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