7 dicas para não cair na malha fina [Imposto de renda 2019]

Primeiro de tudo

É bom estar atento ao prazo. Separe com antecedência todos os documentos obrigatórios para o preenchimento do documento e procure seu contador no começo de março, logo que a Receita liberar o programa, isso evita que a declaração caia na malha fina.

>>>> Anote já: o prazo final vai até 30 de abril/2018.

Preencha os dados dos dependentes

Um erro muito comum que as pessoas cometem ao preencher a declaração é esquecer de informar os rendimentos dos dependentes. Vale ressaltar que os rendimentos do seu dependente se somam ao seu no cálculo do imposto.

Não omitir rendimentos de forma alguma

A Receita Federal possui um complexo sistema de cruzamento de dados, portanto, na maioria das vezes, antes de você fazer sua declaração a RFB já sabe quais foram seus rendimentos.

>>>> Declare todas as suas fontes de renda (salários, aluguéis), seja de pessoas físicas ou recebida de pessoa jurídica, mesmo que não tenha havido retenção na fonte.

Atenção na digitação

Um erro que as pessoas cometem com bastante frequência é digitar os dados numéricos (rendimentos e dados como o CNPJ) de maneira incorreta, às vezes o erro só é percebido quando a declaração fica retida na malha fina, veja o que fazer para evitar: digite cpf ou cnpj usando apenas números, digite valores sem ponto e nem vírgula.

Atenção com as despesas médicas

Enquanto alguns gastos não podem ser deduzidos da base de cálculo do IR ou podem ser abatidos apenas até um certo valor, os gastos com saúde são 100% dedutíveis. Justamente por isso, contribuintes acabam inflando os valores gastos com despesas médicas e deduzindo gastos com pessoas que não são suas dependentes.

Vendeu ou doou algum dos seus bens? Declare

Os bens vendidos ou doados durante o ano devem ser baixados da declaração, e o eventual ganho auferido com a venda deve ser incluído dentre os rendimentos sujeitos à tributação definitiva. Quem realizou vendas de imóveis ou veículos no decorrer do ano deve ficar atento.

Contrate um contator

O contador será um grande aliado nesse processo, pois ele já conhece bem tudo que precisa para que a sua declaração seja feita em total conformidade com a lei e de forma correta, evitando erros que possam prejudicá-lo junto a receita.

Compartilhe este conteúdo em suas redes.

Inscreva-se e receba Conteúdos Exclusivos