Você é empreendedor e está buscando formas de aumentar a produtividade dos seus funcionários? Então precisa conhecer melhor a PLR.

O que é?

Essa sigla, que significa Participação nos Lucros e Resultados é um programa cujo principal objetivo é melhorar o desempenho dos colaboradores por meio de uma recompensa que é dada a eles com base nos resultados e metas alcançados. Esse modelo de benefício já estava presente na Constituição Federal e na Consolidação das Leis Trabalhistas, mas foi oficializada pela lei 10.101/2000

Como funciona?

Existem basicamente duas formas de realizar a PLR, sendo uma delas mais simples e a outra, um pouco mais trabalhosa. No primeiro caso, a empresa estipula um objetivo de lucro que deve ser cumprido até o fim do ano em questão. Se esse resultado for alcançado, uma margem desse lucro é passada aos funcionários. Porém, se a meta não for concluída, nenhum funcionário receberá o benefício. Esse modelo é mais simples, porém geralmente não é muito eficaz. Pois, ao definir objetivos gerais, as metas podem não ser atingidas por razões que independem do desempenho dos funcionários, o que pode desmotivá-los.
Para solucionar essa questão, foi criada uma outra forma de Participação nos Lucros e Resultados, que é mais utilizada atualmente. Nesse caso, as metas são definidas para cada colaborador individualmente. Dessa forma, cada funcionário receberá uma porcentagem equivalente aos seus resultados.

Como calcular?

Não existe uma fórmula geral para calcular o valor do PLR, porém esse percentual pode derivar dos lucros, resultados ou ambos. A conta pode ser feita levando em consideração o salário do funcionário, um budget pré-estipulado ou valores máximos e mínimos fixos.

Regras

Antes de instaurar a Participação nos Lucros e Resultados, o empresário deve negociar com colaboradores, comissão de funcionários e o sindicato da área, para que sejam definidos os critérios para a definição de metas, os valores e a forma de pagamento. Essas regras devem ser escritas em papel, contendo a assinatura dos envolvidos e sendo reconhecidas pelo sindicato.

Perguntas frequentes

– A PLR é um salário?
Não, os dois são coisas distintas.
– É obrigatória?
Não necessariamente, dependendo do sindicato de cada área.
– É preciso pagar tributos pela PLR?
Não. Porém, a Participação nos Lucros e Resultados que passar de R$6000,00 leva a uma tributação no Imposto de Renda.
– Como ela deve ser paga?
A forma de pagamento pode ser feita semestralmente ou anualmente. No primeiro caso, o valor deve ser quitado em no máximo duas parcelas durante o ano. No segundo, o benefício é fornecido até março do ano seguinte.
– Porque os valores geralmente são diferentes?
A PLR de cada um dos funcionários geralmente tem um valor diferente, pois a quantia depende da conclusão total ou parcial dos objetivos individuais.
– Como definir metas?
A definição das metas deve ter critérios claros, que inclusive devem ser conhecidos pelos funcionários. Porém, é preciso ter cuidado ao estipulá-las. Elas devem ser reais e possíveis, mas ao mesmo tempo desafiadoras. Além disso, também podem ser divididas entre pessoas ou equipes. Por isso, o ideal é sempre conversar com os gestores de cada setor antes de estipulá-las.

Leia também