Os erros que afastam os bons talentos das empresas

Gestão de pessoas é um terreno que sempre envolve cuidados, afinal, é cada vez mais difícil encontrar colaboradores que sejam confiáveis e competentes.
Justamente por causa disso, o líder de uma equipe deve ter consciência de que algumas atitudes fazem toda a diferença na construção de uma relação de confiança entre as partes.
Algumas diretrizes podem ser úteis nesse processo, como buscar o aperfeiçoamento do funcionário, mostrar preocupação com o lado humano e dividir racionalmente as tarefas. Confira algumas dicas que podem ajudar a enfrentar o difícil trabalho de gerir grupos de pessoas.

Valorize cada integrante de sua equipe

São inúmeros os erros que afastam os bons talentos das empresas, portanto, é preciso habilidades de gestão que vão além do ato de comandar. Na prática, o líder é um espelho para o funcionário.
Tenha noção de que a mudança de uma peça afeta imediatamente todo o funcionamento da equipe. Um dos motivos principais para que isso aconteça é o acúmulo de tarefas, afinal, com o desligamento de um trabalhador, os outros precisam assumir outras funções, mesmo que momentaneamente.
Dessa forma, é importante valorizar cada integrante da equipe e motivá-lo a executar bem as tarefas.

Distribuição de tarefas

Um dos erros mais comuns na gestão de pessoas é sobrecarregar os melhores funcionários. Normalmente, as tarefas mais importantes são direcionadas aos trabalhadores mais capacitados, porém, esse pode ser um expediente perigoso. Afinal, de nada adianta um trabalhador ser altamente competente se ele sente que está “sendo punido por ser bom”.
Se for necessário atribuir mais tarefas a um integrante da equipe, procure aumentar a importância desse funcionário na hierarquia da empresa. Isso mostra que a capacidade do trabalhador está sendo reconhecida e, por esse motivo, ele terá mais atribuições. Assim, em vez de achar que está fazendo mais do que a sua função exige, ele se sentirá valorizado.

Motivação

Motivação é um requisito indispensável para que um trabalhador desempenhe bem suas funções dentro de uma empresa. Por esse motivo, o gestor precisa saber o que motiva seus comandados e sempre buscar atender a essas expectativas.
Para isso, é indispensável construir um bom relacionamento dentro da equipe. Cobre, mas também elogie. Questione, mas também oriente.

Preocupação com o lado humano do funcionário

A relação profissional sempre deve vir em primeiro lugar, mas para que isso aconteça, não é necessário esquecer o lado humano das relações de trabalho. O funcionário precisa enxergar o seu chefe como um incentivador e não como um inquisidor.
Valorize as conquistas da sua equipe, mostrando e enaltecendo a importância de cada um dos seus comandados. Afinal, a gestão de pessoas vai além da simples cobrança pela produtividade individual e coletiva.

Desenvolva as habilidades do funcionário

Busque sempre o aperfeiçoamento técnico do seu funcionário. Por mais que ele tenha talento para executar alguma função, sempre estão surgindo novas tecnologias e conhecimentos que podem aumentar a eficiência do trabalhador.
Uma dica é estabelecer parcerias com universidades para que os funcionários de sua empresa possam ter descontos nas mensalidades. Assim, as habilidades técnicas do trabalhador estarão em constante aperfeiçoamento e, além disso, será possível estabelecer um perfil dos funcionários mais interessados em evoluir profissionalmente e, também, pessoalmente.

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