Confira dez dicas de livros para empreendedores

O mundo empresarial é competitivo ao extremo e qualquer conhecimento que traga subsídios para algum tipo de evolução é sempre válido. Felizmente, existem diversas obras literárias que podem orientar, ensinar e melhorar as capacidades que o líder precisa apresentar para ter sucesso.

“O sucesso Não Ocorre Por Acaso” – Lair Ribeiro

Esse livro serviu de inspiração para o empresário Alberto Saraiva, criador da rede de fast food Habib’s. Na obra, Ribeiro argumenta que o êxito não é resultado da sorte, ele é o resultado do preparo do empreendedor para enxergar ou não as oportunidades que se apresentam.

Saraiva, inclusive, já levou Lair Ribeiro para dar palestras aos funcionários do Habib’s, justamente para despertar nos trabalhadores a mesma percepção que fez com que a empresa se tornasse uma das maiores do ramo no Brasil.

 

“Qual é a tua obra?” – Mario Sergio Cortella

Nesse livro, Cortella fala sobre as inquietações do mundo corporativo, abordando de maneira profunda várias questões essenciais, entre elas a liderança, a inovação e a capacidade de se reinventar diante das dificuldades.

 

“Aventuras Empresariais” – John Brooks

Esse é um dos livros preferidos do criador da Microsoft, o bilionário norte-americano Bill Gates. “Aventuras Empresariais” reúne uma série de artigos publicados na revista norte-americana The New Yorker pelo jornalista John Brooks. Essencialmente, o livro aborda de que forma as decisões podem levar uma empresa ao sucesso ou ao fracasso.

 

“Por Que Algumas Pessoas Fazem Sucesso e Outras Não” – Carol Dweck

Nesse livro, Carol Dweck aborda a inteligência mental e mostra que talento não é uma qualidade pré-determinada, ou seja, que não é possível ter certeza de que uma pessoa será destaque na área de atuação na qual ela está inserida. A autora acredita que as habilidades necessárias para alcançar o sucesso podem ser desenvolvidas. O livro é um dos preferidos do criador da Microsoft, Bill Gates.

 

“Checklist: Como Fazer as Coisas Benfeitas” – Atul Gawande

Esse é um dos livros preferidos do co-fundador da rede social Twitter, Jack Dorsey. Em “Checklist: Como Fazer as Coisas Benfeitas”, o cirurgião e escritor Atul Gawande usa as cirurgias de risco como exemplo para refletir sobre a maneira com a qual as pessoas lidam com a complexidade das profissões. Gawande mostra como o “checklist” (lista de tarefas) pode evitar desperdícios, erros graves e até catástrofes.

 

“A Universidade de Sucesso” – Og Mandino

Esse livro é uma boa referência para quem quer se tornar um empreendedor bem-sucedido, pois aborda 50 tópicos importantes de diversas áreas essenciais no trabalho de um gestor. Entre os assuntos que o autor escolheu estão dicas de como encontrar coragem para correr riscos e como parar de adiar decisões.

 

“Benjamin Franklin” – Walter Isaacson

Esse é um dos livros favoritos do CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk. Na obra, o autor revela as ideias empresariais e filosóficas de Franklin, conhecido mundialmente pelas experiências que ele desenvolveu com a eletricidade.

 

“Tao Te Ching” – Lao Tsé

O “Tao” é a força por trás de tudo, de acordo com o Taoísmo. Esse antigo texto chinês é composto por poemas que discutem vários temas relacionados ao Tao, entre eles, a falta de capacidade do ser humano para compreender os movimentos do universo.

 

“O Dilema da Inovação: Quando as Novas Tecnologias Levam Empresas ao Fracasso” – Clayton Christensen

Esse livro, que é um dos preferidos do líder da Amazon, Jeff Bezos, aborda o conceito de “inovação disruptiva”. A ideia central é que, mesmo as empresas competitivas que se preocupam com as opiniões dos clientes e investem em novas tecnologias, podem perder espaço quando se confrontam com mudanças tecnológicas de ruptura.

 

“O Gestor Eficaz” – Peter Drucker

Em Nesse livro, o autor procura mostrar como a eficácia pode ser aprendida e usada no trabalho diário. Entre os temas abordados profundamente por Drucker estão a capacidade que o gestor precisa ter para empregar bem o tempo que ele tiver disponível, a organização e o dom de estimular positivamente o colaborador.

Compartilhe este conteúdo em suas redes.

Inscreva-se e receba Conteúdos Exclusivos