serviço terceirizado

Dicas e cuidados ao contratar um serviço terceirizado

Muito mais do que uma prática bastante comum, a terceirização é uma forma de reduzir custos e otimizar o trabalho sem comprometer a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa. O gestor tem redução das despesas relacionadas com folha de pagamento, impostos, entre outros. Mas, para que isso aconteça, é necessário que o empreendedor contrate uma empresa terceirizada que ofereça um serviço de qualidade.

De acordo com a legislação brasileira, é permitido que os empresários terceirizem qualquer atividade dos próprios negócios com exceção das atividades fins, por se tratar da atividade principal da empresa. Para que não haja transtornos e futuros prejuízos com a terceirização, o indicado é atentar a alguns fatores:

Preste muita atenção na hora de terceirizar

De acordo com a legislação brasileira, é permitido que os empresários terceirizem qualquer atividade dos próprios negócios com exceção das atividades fins, por se tratar da atividade principal da empresa. Para que não haja transtornos e futuros prejuízos com a terceirização, o indicado é atentar a alguns fatores:

  • Fazer um planejamento estratégico das atividades da sua empresa a fim de verificar quais podem ser terceirizados. Alguns exemplos disso são os setores de limpeza, manutenção, segurança, portaria, TI, recursos humanos, contabilidade, logística, marketing e publicidade, entre outros;
  • Verificar, junto aos Sindicatos e demais órgãos competentes, as previsões legais sobre terceirização da atividade que você planeja delegar;
  • Analisar se o processo de terceirização está em conformidade com as normas previstas na Lei 4330/2004, que regulamenta a contratação de terceiros;
  • Os contratantes são corresponsáveis pela mão-de-obra terceirizada que desempenha atividades nas próprias instalações. Desta forma, compete ao contratante verificar e fiscalizar questões como EPI’s e ambiente de trabalho;
  • Os contratantes são corresponsáveis pela mão-de-obra terceirizada que desempenha atividades nas próprias instalações. Desta forma, compete ao contratante verificar e fiscalizar questões como EPI’s e ambiente de trabalho;
  • Em casos de terceirização indevida, os juízes podem entender que há vínculos empregatícios entre o contratante e o colaborador terceirizado. Ou seja, a empresa passa a ter que pagar todos os benefícios previstos na CLT;
  • Analisar e pesquisar bem sobre a empresa que você pretende contratar para ser sua terceirizada. Exigir alvarás, documentos e demais contratos e informações que julgue necessário para comprovar que a empresa está de acordo com a lei;
  • Conferir se a terceirizada possui princípios e valores condizentes com o da sua empresa. Por exemplo: se a sua organização tem como valor prezar pelo meio ambiente, e contrata uma terceirizada que possui multas por danos a natureza, pode ser algo que comprometa a credibilidade da sua marca;
  • Exigir e incluir cláusulas no contrato que lhe dê respaldo em caso de descumprimento de prazos, e demais seguranças que julgue necessário;
  • Comparar diferentes orçamentos, verificar a reputação e a credibilidade da empresa e escolher a que mais estiver de acordo com os objetivos do seu negócio.

A melhor opção

A parte contábil costuma ser a mais complexa que existe em uma empresa. Por isso, a maioria delas optam por terceirizar a gestão contábil com uma empresa de confiança para evitar dores de cabeça com o governo. Você também deseja delegar a gestão contábil para quem possui conhecimento e sabe o que faz? Então a sua melhor opção é a Marmo Contábil!

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