Apesar de existir uma grande massa de pessoas procurando emprego, os melhores profissionais sempre serão disputados pelas empresas. É por isso, entre outros motivos, que o Employer Branding começou a ganhar força no ambiente corporativo.
Basicamente, esse conceito é usado para descrever a estratégia de promover a imagem da companhia, com o intuito de atrair, reter, engajar e motivar os funcionários. Os benefícios são inúmeros, desde indicadores de performance até em representatividade de mercado.
O que é Employer Branding
Em uma tradução mais direta, Employer Branding é a construção da marca de um empregador. Trata-se de uma série de estratégias e ações que são usadas visando criar, fortalecer e mostrar o valor da marca para o mercado de trabalho.
Ou seja, da mesma forma que há um trabalho estratégico para construir a imagem da marca para o mercado, existe o cuidado de fazer isso visando os profissionais internos da companhia e aqueles que um dia podem vir a se unir ao time.
Porque investir no Employer Branding
Recrutar e reter os melhores profissionais do mercado é um grande desafio que as empresas precisam enfrentar. Esses talentos representam um investimento e, consequentemente, refletem na satisfação do cliente final.
Afinal, eles são os responsáveis por entregar aquilo que a companhia se dispõem a fazer. Portanto, o Employer Branding é uma ferramenta para montar o tão sonhado time dos sonhos de todo empresário. Todavia, esse não é o único benefício da prática.
Benefícios do Employer Branding:
- Ajuda a recrutar talentos para posições estratégicas;
- Diminui o turnover da empresa e, consequentemente, custos com contratação, demissão, treinamento, etc;
- Fortalece a imagem da companhia no mercado;
- Melhora a cultura e a qualidade do ambiente interno da organização;
- Cria desejo pela marca;
- Aumenta a qualidade dos serviços;
- Aperfeiçoa o processo de contratação.
Como aplicar o Employer Branding
É interessante que seja definido a missão, visão e valores da empresa. Esses são os pilares que servem de norte para toda a conduta e cultura da organização. Portanto, é exatamente nesse ponto que começa o Employer Branding.
É fundamental que a missão, a visão e os valores sejam, sobretudo, verdadeiros. Por exemplo, não adianta colocar nos valores da empresa sustentabilidade só porque o conceito está em alta, é importante que a companhia tenha atitudes condizentes com isso.
Em seguida, a preocupação deve ser em criar um ambiente de trabalho em que as pessoas sintam-se motivadas e engajadas com a companhia. Aqui, não há fórmula mágica, cada companhia deve utilizar de recursos próprios para definir o melhor ambiente com base no perfil da empresa e dos funcionários.
A última etapa é a divulgação, para isso é importante encontrar os canais certos. De acordo com uma pesquisa da Universum, empresa líder mundial em Employer Branding, as três principais fontes de informação sobre vagas são: redes sociais de carreiras, com destaque para o LinkedIn, sites dos empregadores e feiras de talentos.
Divulgue conteúdos diversos para que o mercado fique sabendo como é bom trabalhar na sua empresa. Poste depoimentos de funcionários, vídeos do ambiente de trabalho, artigos escritos por gestores e colaboradores, participe de eventos e seja engajado com a sociedade e a comunidade local.