Conheça a técnica Pomodoro e porque ela é tão importante para otimização de tempo.

Cumprir prazos em uma sociedade que busca a urgência é uma das tarefas mais difíceis para qualquer pessoa, atualmente. Afinal, com tantas formas de distração (internet, celular, TV, rádio…) não é fácil manter o foco em uma atividade.

Felizmente, para quem sofre com a queda no rendimento profissional ou estudantil por causa desses tipos de dispersão, existem alguns métodos reconhecidamente eficazes. Um dos mais famosos é a técnica Pomodoro.

O que é a técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro foi desenvolvida em 1988 pelo estudante italiano Francisco Cirillo que, na época, buscava uma maneira de otimizar o período de estudos no início da faculdade.

A ideia de Cirillo foi muito simples: ele utilizou um timer de cozinha para organizar as tarefas que precisava desempenhar.

O nome da técnica vem justamente do timer que tinha o formato de um pomodoro (tomate, em italiano).

Ele girava durante 25 minutos e, no final desse período, emitia um barulho forte para avisar que o prazo tinha acabado. Durante esses 25 minutos, Francisco Cirillo se concentrava 100% nas tarefas.
Em 1992, ao ver que os resultados eram visíveis e que a técnica poderia auxiliar outras pessoas, Cirillo resolveu divulgar a sua criação.

Atualmente, vários sites e aplicativos possuem timers virtuais para ajudar a aplicação da técnica. Entre eles estão o Tomato Time, o Pomodoro Time e o Pomodoro Keeper.

Quem pode usar a técnica Pomodoro?

Obviamente, ela é uma técnica altamente recomendada para pessoas procrastinadoras, ou seja, que têm o costume de adiar a conclusão das atividades.

De forma geral, a técnica Pomodoro foi desenvolvida para otimizar o tempo de estudos ou de outras tarefas do cotidiano.

Assim, ela pode ser aplicada na rotina de estudantes, vestibulandos, concurseiros e trabalhadores que sofram com baixa concentração ou falta de produtividade, por exemplo.

Como funciona a Técnica Pomodoro?

Na técnica Pomodoro, o período de uma hora (60 minutos) é dividido em quatro “pomodoris” de 30 minutos.

Durante cada um deles, você deve realizar uma atividade durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, você descansa durante cinco minutos e volta à tarefa.

A ideia central é dividir o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa. Assim, é possível melhorar a agilidade do cérebro e estimular a concentração. Dessa forma, coordenando melhor a gestão do tempo, naturalmente a pessoa fica mais eficiente.

Como começar

Faça uma lista de tarefas que precisam ser concluídas durante o dia e, na sequência, divida as atividades em períodos de 25 minutos. Nesse espaço de tempo, trabalhe de forma focada e sem interrupções.

Quando o timer indicar o fim dos primeiros 25 minutos, faça um breve intervalo de cinco minutos, aproveitando para tomar um café, fazer um alongamento, etc.

A ideia desse período de pausa é justamente oxigenar o cérebro para aumentar a agilidade de raciocínio e a capacidade de absorver informações.

O uso constante da técnica Pomodoro faz com que seja possível detectar a quantidade de atividades realizadas durante os 25 minutos de cada período e avaliar a qualidade dessas tarefas.

Além disso, o método também deixa bem claro quais são as atitudes que estão atrapalhando o desempenho.

Experimente aplicar a técnica Pomodoro em alguma das atividades desempenhadas por você diariamente.

Aos poucos, será possível perceber a diferença no rendimento e, naturalmente, o aumento do nível de concentração nas tarefas do cotidiano.

O QUE A MARMO PODE FAZER POR SUA EMPRESA?

Sente, relaxe e deixe que a Marmo Contábil cuide dos processos contábeis envolvidos na criação e manutenção da sua empresa para que você se concentre no que sabe fazer de melhor!

Nosso trabalho é realizado por meio de um método pioneiro e inovador, que facilita a comunicação e garante a satisfação dos clientes.

Compartilhe este conteúdo em suas redes.

Inscreva-se e receba Conteúdos Exclusivos