Utilizando redes sociais como ferramenta de contratação

A principal função das redes sociais é conectar as pessoas.

Mas, há alguns anos elas deixaram de ser apenas um elo entre amigos e familiares, para também se tornarem uma ponte entre profissionais e recrutadores.

De acordo com dados da Society of Human Resources Management (SHRM), 84% das empresas já utilizam as redes sociais como ferramenta de contratação. E das instituições que fazem parte dos 16% que ainda não usam esse método, 9% pretendem incluí-lo nos próximos anos.

Já, do ponto de vista dos profissionais, segundo pesquisa feita em 2015 pela Pew Center of Research, 35% dos norte-americanos utiliza as redes para encontrar vagas de emprego, sendo que 21% já se candidataram para vagas que encontraram nessas plataformas. Levando esses dados em consideração, é impossível não notar a importância de contar com as redes sociais como ferramenta de contratação.

Quais as vantagens?

De acordo com dados de 2016 da eMarketer, 93,2 milhões de brasileiros se tornaram usuários ativos de alguma rede social, sendo que 94,2% dos internautas latino-americanos possuem conta em alguma plataforma. Isso prova qual é a principal vantagem que uma empresa pode ter ao incluir as redes sociais como ferramenta de contratação: a proximidade com os candidatos.

Como fazer?

Existem basicamente três formas de utilizar as redes sociais como ferramenta de contratação: divulgação de vagas, busca por novos talentos e avaliação de candidatos. No primeiro caso, é essencial que o contratador inclua uma apresentação da empresa e da vaga na plataforma. Também é importante manter a página da empresa atualizada, com um visual positivo. Outra dica é fazer uso de ferramentas de vídeo para criar conteúdos abordando as oportunidades e a forma de contratação. E para que esse material chegue aos candidatos, a maioria das redes oferece a possibilidade de realizar anúncios.

Já, para encontrar talentos, é fundamental que o contratador conheça a rede social escolhida, para que possa escolher as melhores ferramentas para o seu objetivo. Nesse caso, faça uso de palavras-chave, notificações e dados disponíveis. Mas, se você já está na fase de analisar o perfil dos candidatos, o ideal é focar na página dos mesmos. Avalie sua imagem, características pessoais, mensagens e demais publicações. Verifique também suas recomendações, relações, currículo e, dependendo da área, seu portfólio.

Quais redes sociais utilizar?

Atualmente existem diversas redes sociais que podem ser utilizadas para esse fim, como Facebook, Instagram, entre outros. Porém, a mais utilizada ainda é o Linkedin. De acordo com dados da própria plataforma, 43% dos recrutadores do mundo afirmam utilizar as redes sociais para encontrar talentos. E por ser uma rede social empresarial, o Linkedin é uma das primeiras opções para as empresas. Atualmente, ele conta com inúmeras ferramentas que auxiliam as companhias a encontrarem profissionais qualificados, diminuindo a distância entre quem procura uma vaga e quem contrata.

Outra plataforma que merece atenção é o Facebook Jobs. Por enquanto, essa ferramenta é utilizada apenas nos Estados Unidos e é voltada para pequenas empresas. Lançada no ano passado, ela permite que recrutadores incluam vagas disponíveis na rede. Dessa forma, elas aparecem no feed de notícias das pessoas logadas na rede. Quando a vaga for interessante, basta que o candidato clique em “Apply Now” para participar do processo seletivo.

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