3 desafios na gestão de pessoas e como superá-los

Não há como negar, existem inúmeros desafios na gestão de pessoas em um ambiente de trabalho, afinal, determinados conflitos são decorrentes das próprias relações humanas.

No entanto, o grande problema é que na prática, muitos líderes e gestores não sabem como contornar e superar tais desafios.

Diante deste cenário, a Marmo Contábil separou 3 desafios na gestão de pessoas e apresenta alternativas para que seja possível superá-los.

 

 

Problemas de comunicação

Uma pesquisa da Harris Poll (empresa americana de pesquisa e análise de mercado) descobriu que 69% dos líderes ficam desconfortáveis ​​antes ou enquanto se comunicam com seus subordinados.

Como há uma divisão entre os deveres e responsabilidades do gerente e dos seus subordinados, pode parecer que existe uma linha separando as partes.

Essa sensação pode fazer com que os funcionários se sintam desconfortáveis ​​ao apresentar problemas aos líderes ou fazer com que os líderes não saibam como entregar feedbacks construtivos aos funcionários.

 

Como superar

Para superar esse e outros desafios na gestão de pessoas, os líderes devem construir uma relação aberta e que faça com que os seus funcionários se sintam confortáveis em abordá-los com qualquer assunto que lhes diga respeito.

Você também deve criar confiança com os funcionários, não compartilhando conversas de um funcionário com outros. 

Além disso, você deve manter conversas breves e casuais com os funcionários para garantir que as discussões não se concentrem apenas em assuntos potencialmente intimidadores, como desempenho.

 

 

Equipe desmotivada

Todos nós podemos sonhar, mas na realidade, nem todos os dias de trabalho serão motivadores e empolgantes como esperamos.

Para você e seus funcionários, em determinados momentos, as tarefas podem se tornar monótonas e as reuniões podem parecer redundantes.

Por sua vez, em função disso, os membros da equipe podem questionar a necessidade de alguns processos, mostrando certa desmotivação.

 

Como superar

Reavalie suas metas para verificar se a forma como você apresenta as tarefas, incentiva seus funcionários a pensar fora da caixa.

Conheça os objetivos individuais de cada funcionário e conecte-os aos recursos da empresa que podem ajudá-los no desenvolvimento das suas rotinas e carreira. 

Você pode adotar rodízios, permitindo que funcionários experimentem ou desenvolvam habilidades em novas funções, reduzindo assim, a sensação de monotonia e melhorando os índices de motivação.

 

 

Conflitos entre os membros da equipe

Assim como podem surgir desentendimentos entre amigos e familiares, as relações de trabalho podem ter suas próprias crises de tensão e conflitos.

O que nem todos percebem, é que se deixadas para apodrecer, essas divergências podem destruir a coesão dentro das equipes e interferir na produtividade do trabalho. 

 

Como superar

Organize uma reunião com todas as partes em conflito e permita que cada pessoa transmita respeitosamente seus sentimentos enquanto você modera de forma neutra.

Lembre a cada pessoa que seus comportamentos e reações devem promover um ambiente de trabalho saudável. 

Procure explicar como os desentendimentos podem afetar a produtividade. Identifique quaisquer frustrações subjacentes que alimentam a disputa e centralize a conversa em busca de uma solução definitiva para o conflito.

 


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