3 dicas para retenção de clientes – Utilizadas na Marmo Contábil

Testamos e aprovamos na prática estas 3 dicas para retenção de clientes. Confira e aumente a fidelidade e satisfação dos seus consumidores!

Empresas que almejam sucesso precisam buscar a melhor forma de comunicação e retenção dos seus clientes.

Nos momentos atuais, onde o contato é quase 100% virtual, é preciso pensar em medidas especiais. Afinal, este novo cenário pode levar o cliente a se sentir desamparado, o que não pode acontecer.

Para isto, vamos te contar abaixo 3 dicas que a Marmo Contábil utiliza visando a retenção dos seus clientes.

Equipe Capacitada

Ter uma equipe altamente qualificada hoje em dia, acredite ou não, está cada vez mais difícil. Em um mercado com muitos profissionais, é difícil encontrar aquele que se destaca e se adapta facilmente aos métodos internos do seu negócio e que também busque aprender sozinho visando o melhor atendimento, seja com a equipe ou com os clientes.

Os colaboradores precisam estar alinhados com o objetivo da empresa, dispostos a aprender diariamente e se dedicar à satisfação total do cliente.

Contudo, uma porcentagem desta satisfação dependerá também da empresa, que pode investir nos colaboradores para proporcionar ao cliente a melhor experiência durante os atendimentos, visto que ele estará treinado e atualizado constantemente.

Inclusive, com o home office em alta, a Marmo Contábil conseguiu resgatar excelentes profissionais que atualmente residem em outros estados do país, que já trabalharam conosco no passado e que por motivos pessoais precisaram se desligar, visto que o exercício da nossa atividade era presencial.

Vantagens do home office:

Apesar das vantagens que iremos citar, infelizmente ainda há pessoas que pensam que o home office afastou as empresas de seus clientes.

Muito pelo contrário! Com a facilidade do contato por meio digital, a Marmo Contábil pôde se aproximar ainda mais. Onde antes era gasto deslocamento de ambas as partes para reuniões presenciais, por exemplo, hoje podemos resolver outros assuntos pendentes.

Além disso, este tempo tem sido muito bem aproveitado pela nossa equipe com cursos de capacitação, com o objetivo de inovar, desenvolver novas habilidades e aprimorar nossos conhecimentos.

Consequentemente, nos mantemos atualizados sobre a legislação e novas tecnologias desenvolvidas a favor do empreendedor, que posteriormente serão aplicadas em ações que visam o crescimento do negócio dos nossos clientes.

O Brasil que antes ocupava o 62º lugar em 2018 no Ranking de Competitividade Digital, tem se destacado pela evolução, pois atualmente, encontra-se em 51º lugar.

Fonte: IMD World Digital Competitiveness Ranking 2021

Nosso país destaca-se ainda como 7º líder em Governo Digital, na 1ª edição do GovTech Maturity Index: O estado da transformação digital do setor público entre 198 países, passando à frente de todos os países das Américas, incluindo Estados Unidos e Canadá.

Fonte: Ministério da Economia e Governo Federal

A Marmo Contábil, claro, acompanha a tendência de países de ponta.

E também não podemos deixar de citar as vantagens pessoais como:

  • Sentir-se mais disposto e descansado, sem ter deslocamento até o trabalho e vice-versa;
  • Poder aproveitar estes momentos livres para focar na saúde física e mental, família, amigos, hobbies, etc.

 

Pontualidade na entrega dos serviços

Em paralelo ao item acima, as empresas precisam cumprir com prazos estipulados em contratos, atendimento telefônico, e-mail, etc.

A primeira impressão do cliente em relação a este assunto é no envio de uma proposta, por exemplo. Entre uma empresa que envia a proposta em 1 dia e uma empresa que leva 1 semana para enviar, qual o cliente vai preferir? Claro que aqui há, ainda, a qualidade deste serviço, mas é ideal tomar cuidado para haver agilidade e qualidade ao mesmo tempo.

Após este primeiro contato, o cliente começará a perceber possíveis demoras para envio de um documento solicitado, retorno de um telefonema, para responder um e-mail e por aí vai.

Claro que devemos levar em consideração e explicar ao cliente que, talvez, não será possível respondê-lo no mesmo momento, entretanto, nós como responsáveis por este retorno, também não podemos prometer algo que não iremos cumprir como por exemplo: Dizer que retorna ao cliente em 10 minutos sendo que está prestes a entrar em uma reunião que levará no mínimo 1 hora, concorda?

Ou seja, sua equipe qualificada será astuciosa ao responder ao cliente de forma imediata ou informar que em determinado tempo lhe retorna, devendo cumpri-lo no tempo estipulado.

A partir do momento que a demora for recorrente, corre grande risco do cliente pedir rescisão e buscar a concorrência.

 

Diversos meios de contato

Pois é, o home office veio para ficar e com ele algumas adaptações foram necessárias para a comunicação com os clientes.

Reuniões presenciais ocorrem cada vez menos, principalmente pelo fato do home office abriu portas para que algumas empresas, assim como a Marmo Contábil, pudessem atender clientes fora da sua cidade sede.

O comum é utilizarmos telefone e e-mail, certo?

Mas, além destes, a Marmo Contábil utiliza um aplicativo desenvolvido exclusivamente para seus clientes, o Marmo Flow. Além de sistemas integrados com a contabilidade, que facilitam o envio de documentos e/ou solicitações.

Além disto, claro, temos o WhatsApp de forma automatizada para conversações em geral atendendo aos requisitos mínimos da LGPD.

Como assim WhatsApp de forma automatizada?

O WhatsApp é um dos maiores aplicativos de comunicação dos dias atuais, utilizado pela grande maioria dos brasileiros por sua facilidade e agilidade no contato com pessoas e empresas.

Com isso, a Marmo Contábil investe em uma plataforma que centraliza toda comunicação recebida através do WhatsApp. Concentramos todos os departamentos e colaboradores em um único número, com bots programados para determinados assuntos, setores e atendentes, trazendo uma experiência automatizada aos nossos clientes.

Porém, visando também uma experiência diferenciada e com a nossa preocupação em resolver assuntos com agilidade, a maior parte da conversação é feita de forma humanizada pelos nossos colaboradores, pois na maioria das vezes, pelo menos no ramo contábil, só é possível resolver determinados assuntos com um atendimento especial e personalizado.


Bom, deu para ver que, com a alta do home office, ficou fácil manter um contato mais próximo dos nossos clientes – seja no envio de documentos, contatos, reuniões e afins. Seguindo essas dicas para retenção de clientes, você também garante a evolução digital do seu negócio!

Afinal, não precisamos parar tudo o que estamos fazendo para atender aquele cliente que chegou no escritório de surpresa ou gastar tempo com deslocamento até o cliente, não é mesmo?

Inclusive, com este contato virtual/digital na Marmo Contábil nunca foi tão fácil conciliar as agendas para reuniões.]

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