Um dos grandes conselhos que todo jovem trabalhador recebe é sobre o networking.
Essa palavra inglesa significa, literalmente, “rede de trabalho” e é extremamente importante no mundo comercial. É claro que é fundamental ser um bom profissional, mas apenas isso não é garantia de que você vá conseguir um novo cargo, o emprego dos sonhos ou uma boa cartela de clientes.
Para alcançar esses objetivos, você precisará de contatos profissionais. Inclusive, essa afirmação já foi comprovada por uma pesquisa realizada pela Right Management, que comprovou que cerca de 70% das novas contratações acontecem por meio de um bom relacionamento empresarial.
Levando esses dados em consideração, separamos cinco dicas importantes sobre como fazer networking.
Comece por pessoas conhecidas
A forma mais fácil de começar a fazer networking é pelas pessoas que já passaram pela sua vida. Podem ser amigos, antigos colegas de faculdade ou trabalho, vizinhos, entre outros. Você pode até mesmo fazer uma lista com seus contatos pessoais e profissionais e avaliar a proximidade com eles antes de realizar o contato.
Use as redes sociais
Encontrar pessoas é muito mais fácil com o auxílio das redes sociais. Por isso, aproveite seu Facebook, Instagram e, principalmente, o Linkedin. Afinal, o último é totalmente voltado para o mundo empresarial e é uma das formas mais eficazes de fazer networking pela internet e conseguir novas oportunidades.
Mas, para que essas mídias sejam suas aliadas, você deve tomar cuidado com a sua imagem, visando causar sempre uma boa impressão. Mantenha seus perfis atualizados e aproveite para divulgar projetos e ideias.
Aproveite as oportunidades
Elas podem surgir em qualquer momento: em uma feira de negócios, em um curso que você está fazendo, no aniversário de um amigo ou um churrasco entre colegas. Sempre há a oportunidade de conhecer novas pessoas, encontrar alguém da sua área ou um possível cliente. Mas, nesse caso, é preciso reconhecer essas chances, saber se portar e se vender. Aproveite para falar sobre o mercado de trabalho e se mostre interessado (a). Mas, sempre faça isso com educação e mantendo um relacionamento agradável. Se perceber que alguém está se sentindo incomodado, é melhor mudar a abordagem.
Mantenha a rede ativa
Uma das coisas mais importantes que você deve saber se deseja aprender como fazer networking é que é preciso manter a rede ativa. Muitos profissionais se preocupam com sua rede de contatos apenas quando precisam dela. Mas, nesses casos, ela já está enfraquecida e provavelmente não trará bons resultados. Portanto, não procure as pessoas apenas quando precisa de algo. Busque sempre investir seu tempo para manter bons relacionamentos.
Se prepare antes da aproximação
Essa dica sobre como fazer networking vale principalmente para pessoas que você não conhece ou não tem intimidade. Por exemplo, se você tem um novo cliente em vista, procure segui-lo nas redes sociais, aprenda mais sobre ele e analise de que forma você pode ajudá-lo, antes de realizar a aproximação.