Vivemos na “era da comunicação”, porém, nem sempre ela é feita da maneira correta.
Dentro das empresas, é muito comum que o compartilhamento de informações não seja bem feito.
O problema nesse tipo de situação é que, muitas vezes, ela gera ruídos que podem atrasar ou mesmo causar erros difíceis de serem corrigidos posteriormente.
Atualmente, existem várias maneiras de estabelecer um elo comunicativo entre gestores e funcionários, entre elas, as plataformas de gestão online.
Porém, todas essas tecnologias só funcionarão bem se cada setor da corporação estiver familiarizado com os canais de informação dos quais necessita para realizar bem o trabalho.
Confira seis dicas para minimizar falhas na comunicação interna da empresa.
Defina um canal comunicação
Cada funcionário da empresa deve receber de forma clara as informações importantes para o setor no qual trabalha. Para isso, a corporação deve definir qual será o canal de comunicação com aquele setor específico e a linguagem que será usada para o contato com os funcionários.
Integre os setores da empresa
Procure estabelecer uma conexão entre os setores da empresa. Isso evita as falhas de comunicação que podem atrasar todo o andamento da corporação e influir diretamente no resultado final.
Umas das melhores maneiras de manter uma integração entre os setores é fazer uma reunião semanal com os respectivos coordenadores dessas áreas e alinhar o trabalho como um todo.
As reuniões periódicas aumentam a colaboração entre os setores de forma organizada e também podem ajudar a identificar situações problemáticas.
Ruídos de comunicação
O ruído na comunicação é uma das principais e mais perigosas falhas que podem causar problemas no andamento do trabalho da empresa. Esse tipo de situação acontece quando um funcionário tem uma informação e ela vai sendo passada sucessivamente aos companheiros de forma cada vez mais deturpada. Assim quando chega ao destino, essa mensagem já foi completamente alterada e, como consequência, pode gerar interpretações equivocadas.
Use uma linguagem adequada para cada setor
Cada setor da empresa tem uma forma de entender e absorver as informações que são passadas. Dessa forma, é preciso estabelecer uma comunicação que atinja o funcionário da forma desejada. Uma regra é básica: seja simples e direto. Quanto mais clara for a mensagem, mais rapidamente ela será entendida.
Utilize ferramentas de comunicação
De nada adianta você ter uma boa mensagem se ela não chegará até o funcionário. Hoje, existem inúmeras tecnologias que podem ajudar nesse processo de compartilhamento de informações.
De e-mails a grupos no whatsapp, existem várias maneiras de informar os funcionários. Porém, não dispense os tradicionais veículos de comunicação interna, como os jornais e cartazes. Em certas ocasiões, o funcionário pode entender muito melhor essa maneira de comunicação.
Feedback
Dê liberdade para que os funcionários avaliem se a comunicação está sendo bem feita ou não. O próprio fato de opinar sobre uma questão tão fundamental dentro da corporação é muito benéfico para o relacionamento interpessoal como um todo.
Nunca deixe a comunicação interna da empresa em segundo plano. Ela é um dos fatores mais essenciais para que toda a gestão da corporação funcione adequadamente.