6 indicadores para medir o aumento de produtividade no trabalho

Com o mercado cada vez mais competitivo, a busca por uma melhor produtividade é praticamente unânime. Tanto as empresas, quanto os trabalhadores tem o objetivo de crescer e melhorar seus resultados.

No caso dos profissionais, como as tarefas cotidianas tem uma tendência de se acumularem, é fundamental otimizar seu tempo e sua rotina para que seja possível dar conta de tudo.

Já, para os negócios, pode ser um pouco mais demorado obter resultados, já que inúmeros fatores podem interferir na produtividade da empresa.

Descubra a seguir o que pode estar atrapalhando a eficiência dos seus processos internos e conheça os melhores indicativos para medir o aumento de produtividade no trabalho.

O que é produtividade?

Muitas pessoas buscam o aumento de produtividade no trabalho, mas nem todas estão familiarizadas com tudo o que envolve esse conceito. Esse termo surgiu com o objetivo de analisar o desempenho de trabalhadores de indústrias e fábricas, e aos poucos foi sendo utilizada em outros setores.

De maneira geral, produtividade é a capacidade de realizar um serviço em menos tempo, mantendo a qualidade alta.

Para que isso seja possível dentro de uma empresa, é necessário que todos os processos ocorram de maneira eficiente, contribuindo para uma produção mais ágil. Ou seja, todas as ações internas interferem no resultado final.

Vantagens do aumento de produtividade no trabalho

Para que você compreenda melhor a importância de buscar o aumento de produtividade no trabalho, separamos algumas vantagens que ela proporciona para a sua empresa:

  • Aumento de lucros: esse tópico pode ser um pouco óbvio, mas a verdade é que todos os empreendedores possuem essa meta. As empresas que possuem bons níveis de produtividade conseguem produzir mais em menos tempo. Essa agilidade contribui diretamente para o aumento da receita.
  • Menos custos: diferente do que alguns podem pensar, os custos da empresa não podem ser reduzidos apenas com a demissão de funcionários. Quando a empresa tem como foco aumentar a produtividade, todo o processo produtivo passa por uma análise. Dessa forma, são feitas alterações estruturais que influenciam nos custos da produção, podendo reduzir os gastos.
  • Satisfação dos clientes: uma das consequências da alta produtividade é o aumento da satisfação dos clientes. Afinal, quem não gosta de receber produtos de qualidade, em menos tempo?
  • Diferencial competitivo: uma empresa que tem o objetivo de aumentar sua produtividade, também firma o compromisso de buscar um aperfeiçoamento de seus funcionários. Dessa forma, cada um de seus colaboradores passa por uma melhora de qualidade, criando um diferencial perante os concorrentes.

Quais indicativos analisam o aumento de produtividade no trabalho?

Indicadores de desempenho de qualidade

Os indicadores de desempenho de qualidade comparam as expectativas da empresa ou do cliente, com relação ao produto/serviço que é realmente entregue.

Ou seja, esse indicativo verifica se o resultado final é compatível com os padrões estipulados.

Indicadores de desempenho estratégico

Utilizado para confirmar se as metas estão sendo cumpridas, os indicadores de desempenho estratégico são fundamentais para analisar o aumento de produtividade no trabalho.

Eles podem ser aplicados na quantidade de vendas, no valor das vendas, no número de atendimentos e em outros quesitos.

Seu objetivo é examinar a performance da empresa, verificando se suas atividades estão sendo cumpridas de maneira fluída. Vale ressaltar que esse indicativo pode ser melhorado constantemente.

Indicadores de desempenho de capacidade

Um dos indicativos mais importantes de uma empresa é o de sua capacidade. Ele mede a capacidade produtiva, durante um determinado período.

A partir dele, também é possível verificar a capacidade produtiva de cada um dos funcionários, dividindo o número total de produtos finalizados, pela quantidade de colaboradores que a empresa possui.

Indicadores de desempenho de lucratividade

Os indicadores de desempenho de lucratividade analisam o lucro líquido dos produtos/serviços.

A partir desses dados, o empreendedor pode comparar os resultados com a realidade financeira da empresa e verificar se é necessário realizar ajustes nos preços.

Turnover

O turnover da empresa também pode afetar o aumento de produtividade no trabalho. Imagine que o seu negócio está com uma alta rotatividade de funcionários.

Como esses colaboradores passam pouco tempo na empresa, acabam não conhecendo bem os processos internos e, se isso se tornar frequente, a produtividade acaba caindo.

Afinal, essas vagas estão sendo ocupadas por pessoas que não conseguem ter uma alta eficácia, por não estarem adaptadas ao serviço.

Com base nesses dados, também é possível fazer uma análise das condições de trabalho e da satisfação dos seus funcionários.

Indicadores de competitividade

Os indicadores de competitividade comparam a performance da empresa com os seus concorrentes de mercado.

Ela pode ser feita de diferentes formas, dependendo do segmento do negócio.

Alguns exemplos, são:

  • Qual é a marca mais lembrada pelos clientes;
  • Market share (participação da empresa no mercado);
  • Crescimento da categoria, de maneira geral.

Com esses indicativos, fica muito mais fácil verificar como está a produtividade da sua empresa. Mas nós sabemos que essa tarefa não é tão fácil e que, para notar uma melhora nos números, é preciso tempo e esforço conjunto de toda a equipe.

Leia também