Olhamos para grandes empresas do mundo e bate uma curiosidade de saber, como chegaram tão longe? Muitas escolhas certas, certamente alguns momentos difíceis e o mais importante: resiliência. Aguentar jornadas de trabalho intenso, ter ideias e descartá-las para surgirem novas. Muita leitura, entendimento do próprio negócio. Estudo. Negociação com clientes. Renegociações. Momentos de crise, mas sempre tendo aquela certeza vinda de dentro de que tudo vai dar certo e que a empresa vai ser bem-sucedida.
Lembre-se que empresas como Apple, Virgin, Microsoft, Tesla e várias outras gigantes do mercado internacional começaram pequenas, então muito trabalho duro foi necessário para transformá-las em grandes e milionárias potencias, fonte de inspiração para o mundo inteiro, inclusive para nós.
O que devemos fazer, além de dar o máximo no nosso trabalho e a vida pelos nossos projetos? Bem, uma forma muito válida de aprender com os gigantes é analisar quais são suas manhãs, como acordam e seus rituais para fazerem de seus dias os mais produtivos possíveis. Depois de abrir os olhos, os próximos passos, seu café e tudo o que você faz definem como será o seu dia de trabalho.
Mas então, como é a rotina desses empresários?
Steve Jobs, fundador da Apple e da Pixar foi um imenso empresário e grande exemplo de sucesso. Começava todos os seus dias olhando para o espelho e fazendo uma honesta pergunta para si mesmo: “Se esse fosse o último dia da minha vida, eu gostaria de fazer o que estou prestes a fazer hoje”? Se a resposta fosse “Não” por muitos dias em sequência, ele sabia que precisava mudar algo. Comece a fazer o mesmo questionamento, e com sinceridade você começa a adaptar sua rotina para que ela seja cada dia mais agradável e produtiva para você.
Já Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo e uma das maiores – senão a maior – referência de Wall Street, CEO da Berkshire Hathaway têm uma rotina diferente e valores que vão de acordo com o valor de U$66.7 bilhões de dólares de sua empresa. Ele prega a leitura de pelo menos 500 páginas de texto por dia, para construir conhecimento e ainda vive numa casa modesta que comprou há 40 anos, antes de ser bilionário. Também é completamente desligado das redes sociais, para não ter distrações durante o dia de trabalho.
Uma de suas frases mais famosas reflete seu modo de vida e como devemos encarar os desafios diários para obter sucesso: “Leva-se 20 anos para construir uma reputação e 5 minutos para arruiná-la. Se pensar desse jeito, vai fazer as coisas de uma maneira diferente.”.
Alguns empresários possuem uma maneira não ortodoxa de acordar, para não dizer curiosa. O fundador da Virgin, Richard Branson gosta de estar em contato com a natureza e de se divertir logo cedo para aproveitar seu dia com o melhor humor possível. Diz ele que assim nada te abala, nem mesmo reuniões chatas e possíveis discussões. Assim que acorda gosta de nadar ou surfar. E além disso, deixa as cortinas abertas para acordar com a luz e energia do sol – normalmente as 5h45 da manhã. Claro que surfar logo que acordar é para poucos, mas a lição é de que você pode se divertir antes do trabalho para manter o bom humor e evitar o estresse.
Há também aqueles que não levam uma rotina muito saudável, mas que parece estar dando muito certo, quando notamos o valor da empresa ou as inovações que propõe. Elon Musk, o homem por trás da Tesla, PayPal e SpaceX geralmente pula o café da manhã, engole o almoço em um intervalo de 5 minutos entre reuniões, mas se exercita uma ou duas vezes por dia. Não é o jeito mais saudável, mas está dando certo. As inovações da Tesla e da SpaceX, incluindo a colonização de Marte elevam os valores das empresas de Musk para os U$13 bilhões.
Seguindo à risca ou não o jeito desses grandes CEOs, a ideia é de que você tenha um ritual diário, seu próprio jeito de se motivar assim que acorda, e assim aproveitar ao máximo o seu potencial e sua produtividade. Inspire-se e produza!