Sente que a sua jornada de trabalho caiu em produtividade? Que as 8 horas por dia não são suficientes para lidar com o grande número de projetos nos quais está envolvido? Existem alguns métodos para lidar com a falta de tempo, algumas dicas e até mesmo alguns softwares que ajudam a lidar com essa falta de tempo no ambiente de trabalho.
Crie uma rotina
Chegue no horário e tenha uma metodologia de trabalho. Muitas vezes, engajamos em diversos projetos de uma só vez e acabamos por não terminar nenhum. Então a ideia é fazer uma coisa de cada vez. Escolha uma ordem: dificuldade, simplicidade, duração etc. O importante é priorizar e saber o que fazer em seguida. Uma coisa de cada vez.
Sem distrações
As redes sociais são legais? São. Mas para o ambiente de trabalho são verdadeiras matadoras de produtividade. Digamos que você chega na empresa às 8h da manhã, e ao invés de começar direto a checar seus e-mails ou partir para o trabalho, dá aquela olhadinha na sua linha do tempo e, num piscar de olhos, já são 9h. Você perdeu 1h preciosa vendo vídeos de gatinhos. Nada bom para quem está prejudicado com falta de tempo e precisando dar um gás na produtividade. Corte as redes sociais e só veja em momentos de lazer ou nas quais você não está comprometido com o trabalho.
Bom convívio e respeito para com os horários dos seus colegas
É claro que nenhum ambiente de trabalho deve ser engessado, sem conversa e quieto como um cemitério. Isso é muito prejudicial pois aumenta – muito – o nível de stress dos funcionários. Porém, o excesso de conversa paralela atrapalha a produtividade e tira todo o foco dos projetos. O mesmo vale para os seus colegas: digamos que vocês possuam horários diferentes e que ele ainda está trabalhando enquanto você está no intervalo. Evite tirar o foco dele saindo da sala de trabalho para conversar. Ajude seus colegas a manterem o foco e eles irão fazer o mesmo por você.
Use ferramentas de controle de tempo
Existem softwares que analisam sua produtividade e quanto tempo você gasta fazendo seus projetos. O nome disso é time tracking, como o Harvest. Com a ajuda desses softwares, você vê quantas horas passa em todos os tipos de trabalho que desenvolve, e a partir daí cria estratégias para otimizar aqui, ajustar acolá e poupar tempo.
E com isso, você produz mais, em menos tempo. Sua produtividade aumenta e sua chance de ser muito mais bem-sucedido também decolam.