Como estruturar seu setor de Recursos Humanos?

A sociedade está em constante mudança. Exemplos disso são a quantidade de pessoas que está apostando em um negócio próprio ou o número de profissionais que prefere trabalhar em home office. Um dos setores mais atingidos por essas questões é o de Recursos Humanos. Afinal, é responsabilidade do RH encontrar talentos e mantê-los motivados em suas atividades.

Mas, para que isso aconteça, é preciso que suas ações também acompanhem as mudanças de comportamento dos indivíduos.

Como ter um RH Estratégico?

Esse nome já existe desde a década de 80 e, basicamente, significa, o alinhamento da missão da empresa com seus resultados. Dessa forma, é necessário que exista uma estratégia bem definida e que qualquer decisão tomada pelo setor de Recursos Humanos seja feita em concordância com os objetivos da companhia.

Mas o que deve ser feito para transformar o RH tradicional em estratégico? Primeiramente, é preciso focar nos colaboradores, dando voz a eles e permitindo que eles passem feedbacks. Depois, é necessário estabelecer metas e acompanhar todo o processo até a obtenção dos resultados. E, é claro, é importante valorizar cada um dos funcionários, afinal, a empresa não sobrevive sem eles.

Quais ações implantar?

Dentre as atividades que o setor de Recursos Humanos pode realizar, estão:
– Promover cursos e palestras de aperfeiçoamento;
– Conhecer cada um dos funcionários, sabendo suas características, qualidades e defeitos;
– Acompanhar a carreira dos colaboradores, analisando os desempenhos e conversando com eles sobre seus resultados;
– Dar assistência a outros setores;
– Realizar planejamentos voltados às necessidades do negócio.

Planos de RH Estratégico

Existem diversos planos específicos que podem e devem ser feitos pelo setor de Recursos Humanos. Dentre os mais conhecidos, estão:

Recrutamento e seleção – Analisar cada etapa de um recrutamento, incluindo quais tarefas o novo profissional deve realizar, quanto a empresa terá que pagar para tê-lo na equipe e onde a vaga será divulgada.

Treinamento e desenvolvimento – Compreender quais são as dificuldades, fazer um plano de ação para resolvê-las, aplicá-lo e verificar a eficácia.

Carreira – Um plano que mostra aos funcionários todo o caminho que eles podem percorrer dentro da companhia, com os cargos e habilidades necessárias para conquistar essas posições. Dessa forma, é possível incentivar a equipe, para que todos estejam focados em seu crescimento dentro da empresa.

Importância

Se você ainda está se perguntando de que forma uma gestão estruturada e moderna do setor de Recursos Humanos pode afetar os resultados de uma empresa, uma pesquisa realizada por profissionais da Towers Watson, Boston Consulting Group e EY encontraram a resposta. Segundo o estudo, os lucros de uma companhia podem crescer até duas vezes com um RH estratégico.

Isso porque, ao manter a equipe motivada, reconhecendo a importância, os talentos e habilidades de cada colaborador, a produtividade deles também aumenta. Além disso, o ambiente de trabalho fica mais agradável e os funcionários se tornam mais comprometidos e engajados com a empresa.

Leia também