Abrir uma empresa, vai muito além de uma boa ideia no mercado. É necessário orientação para que pontos importantes como um bom planejamento estratégico não faltem. A Marmo separou 10 dicas de gestão de empresas para você:
1- Teste o seu modelo de negócio
As falhas são encontradas no aprendizado, e validar o seu plano de negócios com alguém mais experiente pode proteger sua empresa de prejuízos futuros.
2- Conheça bem seu público alvo
Quanto maior o conhecimento sobre o cliente, maior a chance de sucesso. Mas não basta apenas um alto volume de informações, é necessário sempre buscar personalizar as entregas.
3- Nada de optar pela informalidade
Um erro bem comum de empreendedores que estão começando, é escolher começar de maneira informal, porém isso se torna um empecilho no crescimento do negócio.
4- Busque ser o melhor gestor administrativo
Apenas uma graduação não garante uma boa administração de empresas, vá em busca de conhecimentos e experiências. Nesse momento conhecimento faz toda a diferença.
5- Organize a vida financeira da empresa
Para não “ficar no vermelho” é necessário organização no fluxo de caixa, utilizando planilhas ou sistemas para gerenciar o que entra e sai, poderá obter previsões futuras.
6- Separe sempre as despesas pessoais e empresariais
Muitas vezes, empresários que estão começando, acabam utilizando o dinheiro da empresa para uso pessoal. É interessante que o empreendedor fixe uma renda mensal, e reinvista o resto dos lucros na própria empresa, visando o crescimento.
7- Use a consciência para determinar o valor do produto
É comum empreendedores que vendem muito, e se queixam da falta de dinheiro. Caso isso esteja acontecendo, é recomendado que seja revista a maneira de definir margens de lucro e preços dos produtos.
8- Saiba negociar e utilizar seus recursos
A ideia de um empreendedor é fazer muito com pouco. Ou seja, economizando, você terá um bom fluxo de caixa e poderá, por exemplo, fazer grandes compras à vista reduzindo custos e aumentando os lucros.
9- Quanto mais criativo melhor
Em momentos de decisão, se destacam aqueles que encontram soluções criativas para as dores daquele momento.
10- Tenha em mãos estratégias de comunicação
Não, o e-mail não morreu. Utilize essa ferramente poderosa para se comunicar com o seu público, informe novidades, promoções e dicas. As redes sociais também não podem ser deixadas de lado, utilize-as a seu favor.
Quer mais dicas para a gestão de sua empresa? Clique aqui.