Quais são os tipos de sociedade em empresas

Muitas pessoas desejam ter seu próprio negócio. Mas ter um empreendimento não fácil, ainda mais quando se está sozinho. Por esse motivo, muitos novos empreendedores buscam sócios para auxiliá-los não apenas na inserção de capital, mas também para agregar experiência e conhecimentos na empreitada. Se esse é o seu caso, é fundamental que você conheça quais são os tipos de sociedade em empresas que podem ser realizados.

Sociedade Simples
Um dos tipos de sociedade em empresas mais conhecidos é a simples. Destinada para negócios que tem como objetivo a prestação de serviços, essa modalidade abrange empresas básicas, com dois ou mais sócios que pertencem à mesma área. Dentre suas facilidades, está a não obrigatoriedade de registro na Junta Comercial. Mas, nesse caso, é necessário realizar alguns procedimentos em um cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Sociedade em Nome Coletivo
Esse tipo de sociedade só pode ser feita por pessoas físicas, sendo que todos os sócios têm responsabilidades. Inclusive, a gestão do negócio deve ser feita pelos próprios, não podendo ser atribuída a terceiros

Sociedade Limitada
Um dos tipos de sociedade em empresas é a Limitada. Nesse caso, cada sócio entra com uma parcela de investimento para o capital social, sendo que as quantias não precisam ser iguais. Como consequência, a gestão é dividida conforme a porcentagem de investimento de cada membro. Sendo assim, se a empresa entrar em falência, os parceiros não têm o mesmo prejuízo, já que as cotas são diferentes.

Sociedade Anônima
Na Sociedade Anônima, o capital da empresa é dividido em ações. Nesse caso, as decisões dos acionistas ficam limitadas de acordo com os valores das suas cotas. Para essa modalidade, é necessário ter ao menos dois parceiros. Além disso, também é obrigatório que o negócio tenha o objetivo de juntar capital e ser voltado para a classe de empresários.

Sociedade Comandita por Ações
É semelhante ao modelo anterior, porém nesse caso os sócios administradores devem ser escolhidos com antecipação. Somente eles terão responsabilidades ilimitadas, mesmo que as porcentagens de suas ações sejam iguais às dos demais acionistas. Caso a empresa entre em falência e o capital social acabe, os bens pessoais dos parceiros podem ser atingidos.

Sociedade em Comandita Simples
Esse é um dos tipos de sociedade em empresas menos utilizada. Nesse modelo há os sócios comanditários e comanditados. Ambos investem capital, porém os primeiros não têm cargos administrativos ou relação com funções sociais. Já os outros, devem estar envolvidos com a gestão. Por essa razão, apenas sócios comanditados podem ter seus nomes na Razão Social da empresa. E, caso um comanditário inclua seu nome na Razão Social, ele automaticamente se transforma em comanditado.

Sociedade em Conta de Participação
Essa modalidade pode ter dois tipos de sócios: participativos e ostensivos. Também conhecidos como sócios ocultos, os participativos não possuem nenhuma responsabilidade jurídica. Já os ostensivos precisam ser empresários e devem cuidar da administração do negócio, usando inclusive o nome para a função social.

Sociedade Cooperativa
Considerada uma sociedade simples, ela é destinada à prestação de serviços para associados. Além disso, deve ter natureza civil, visando os interesses de um determinado grupo, e precisa de uma gestão democrática, com a participação igual de todos os associados. Por não ter fins lucrativos, ela também não entra em falência.

Leia também