A importância do contador na gestão financeira das empresas

O mercado empresarial vem se tornando cada vez mais competitivo e isso faz com que o papel do contador em uma corporação seja ainda mais importante. Afinal, para tomar decisões que influenciem positivamente a realidade da empresa, o gestor precisa ter a disposição o maior número de dados possível e essa é uma das funções desse profissional.
Na prática, o contador é uma parte determinante para que uma empresa tenha sucesso ou chegue rapidamente à falência por causa de um gerenciamento financeiro ruim.
Conheça alguns fatores que mostram a importância do contador na gestão financeira das empresas.

Funções da contabilidade

O contador é o responsável por várias questões dentro de uma empresa, entre elas: o armazenamento e o acompanhamento das documentações, a apresentação e o esclarecimento dos balancetes contábeis e dos balanços patrimoniais, o controle dos pagamentos de impostos e a entrega das obrigações acessórias, a escrituração dos fatos contábeis e a abertura e o fechamento de empresas e a geração de demonstrações contábeis.
Por essas e outras obrigações, o contador é indispensável para o bom funcionamento de qualquer corporação.

Contabilidade interna e externa

A função da contabilidade interna ou gerencial é levantar os dados contábeis e apresentá-los de maneira simples e compreensível a todos os colaboradores da empresa. Na prática, ela organiza dos dados de entrada e saída, alinhando todas as essas informações para que o gestor da empresa possa utilizá-las.
Já a contabilidade externa é responsável diretamente pelas finanças do negócio, trabalhando com todas as informações relacionadas aos demonstrativos financeiros. A contabilidade externa demonstra a real situação financeira da empresa e fornece subsídios imprescindíveis para qualquer tomada de decisão.

Melhorando a gestão financeira da empresa

A gestão das finanças de um negócio é uma tarefa que envolve inúmeros fatores e todos contribuem de alguma forma para o sucesso ou o fracasso da corporação. Assim, é indispensável ter um departamento contábil que entenda da gestão empresarial.
Quando o contador está familiarizado com as particularidades do setor no qual a empresa atua, é muito mais fácil encontrar os caminhos para o sucesso. Afinal, existem questões que diferenciam um setor do outro e conhecê-las certamente faz a diferença na hora de tomar decisões importantes.

Expertise

O profissional que trabalha com contabilidade costuma ter algum tipo de especialidade no setor. Alguns estão mais familiarizados com o mercado imobiliário, outros com o setor alimentício e assim por diante.
Para ser competitiva, a empresa precisa ter uma área contábil que saiba quais são as particularidades do negócio. Dessa forma, o gestor sempre poderá tomar as principais decisões levando em conta os dados que retratam mais fielmente a realidade do setor.
De maneira geral, é necessário que toda empresa tenha uma equipe de profissionais contábeis participando ativamente do dia a dia da empresa. E essa mudança de pensamento deve partir do gestor que precisa saber qual é a importância do contador no gerenciamento do negócio como um todo.

Leia também