Uma das principais características do mercado atual é a competitividade. Para conseguir se destacar em um cenário onde receber um produto ou serviço de qualidade já não é mais o único desejo dos clientes, as empresas precisam encontrar formas de se destacar. E uma das principais formas de alcançar essa notoriedade é compreender a importância da gestão estratégica.
O que é gestão estratégica?
Esse tema é tratado por diversos estudiosos e cada um deles possui uma definição diferente para a gestão estratégica. Porém, de forma resumida, esse termo reúne todas as tomadas de decisão que solidificam a forma de atuação da empresa. Dessa maneira, a gestão estratégica compreende a definição da missão, visão, valores e objetivos do negócio. Além disso, também inclui as ações necessárias para que essas metas sejam cumpridas.
Qual é a importância da gestão estratégica?
Um dos principais pontos para entender a importância da gestão estratégica é o controle. Apenas com uma boa administração é possível verificar as falhas do negócio e criar soluções para esses problemas. Além disso, ao ter um plano bem definido, a empresa encontra o caminho para alcançar o sucesso almejado. Basta aplicar as ações necessárias e acompanhar seus resultados.
Como a gestão estratégica deve ser implantada?
Agora que você já compreendeu a importância da gestão estratégica, está na hora de aprender como colocá-la em prática. Para isso, você deve focar em quatro pontos: planejar, implantar, mensurar e analisar.
O primeiro passo é o planejamento e para começar, é necessário realizar um diagnóstico do negócio e uma prospecção para o futuro. Nesse momento é fundamental pensar à longo prazo, levar em consideração questões internas e externas, definir os objetivos, verificar os recursos necessários para cumpri-los e encontrar uma forma de implantar essa cultura da gestão estratégica na empresa. Após levantar esses pontos, é importante realizar uma reunião com os responsáveis pelos diferentes setores para a discussão de estratégias estruturadas. Esse encontro inclusive pode e deve ser refeito sempre que for necessário realizar alterações. E lembre-se: quanto melhor for o planejamento do seu negócio, maiores são as chances da execução ser bem sucedida. Consequentemente, os resultados também aparecerão com maior facilidade.
O próximo passo é a implantação dessas mudanças na empresa e para que isso aconteça de forma natural, é fundamental que a comunicação com os colaboradores seja clara e eficiente. Muitos empresários tem medo de expor detalhes do planejamento do negócio, e de fato, algumas informações devem ter acesso restrito. Entretanto, é importante que os funcionários conheçam os objetivos da empresa onde trabalham e quais as ações necessárias para que essas metas sejam alcançadas. Além disso, é essencial que cada um deles compreenda sua importância no processo.
Como nós já falamos anteriormente, a gestão estratégica leva em consideração o acompanhamento das ações. E para isso, deve-se mensurar desde aspectos financeiros da empresa, até a satisfação dos funcionários. Tendo todos esses dados em mãos, é possível analisar os resultados e verificar se são necessárias mudanças estratégicas.