CEO DO FUTURO: 5 características e habilidades para desenvolver já!

O papel de um CEO, também conhecido como diretor executivo, é um dos mais importantes dentro de uma empresa. Afinal, mais do que se preocupar em reduzir gastos e aumentar a produtividade, esse profissional passou a ocupar um cargo de estrategista, sendo decisivo para o sucesso ou não dos negócios. Mas para que os CEO’s conseguissem se adaptar à nova realidade do mercado, tiveram que desenvolver novas habilidades para gestores.

Conhecimento de tecnologia

Com todos os avanços tecnológicos que a sociedade está vivenciando, é fundamental que o CEO tenha ao menos um conhecimento básico sobre esse tema. Somente dessa forma, ele poderá explorar novas ferramentas e verificar se elas podem trazer benefícios para os negócios. Afinal, boa parte das soluções criadas atualmente tem o objetivo de tornar o trabalho mais prático e produtivo, o que consequentemente melhora os resultados.
Mas além de conhecimento, também é preciso que esse profissional esteja bem informado sobre o que está acontecendo no presente e as expectativas para o futuro da tecnologia. Com isso, ele conseguirá enxergar oportunidades e saberá o momento certo de investir em inovações.

Resiliência e administração de riscos

Essas são duas fundamentais habilidades para gestores, pois enquanto a primeira simboliza a capacidade de superar um período difícil, a segunda reúne o conhecimento necessário para que isso aconteça. O papel de um CEO carrega uma responsabilidade muito grande e dificilmente toda sua carreira terá apenas acertos. Por isso, é essencial que ele esteja preparado, em todos os sentidos, para possíveis problemas. Ao se antecipar, ele poderá garantir que a empresa consiga superar crises com mais facilidade.
Isso também engloba outras habilidades para gestores, como planejamento, criação de estratégias e análise de riscos e resultados. Apenas dessa forma, o diretor executivo poderá tomar decisões acertadas.

Gestão de pessoas

Essa é uma das principais habilidades para gestores, afinal esse profissional deve se tornar um líder para seus colaboradores. Ele precisa influenciar positivamente seu staff, ter facilidade para negociação, saber lidar com desavenças internas e conhecer o perfil ideal de trabalhador para cada setor. Resumindo, ele precisa administrar toda a empresa e ainda manter sua equipe motivada.
É verdade que são muitas incumbências, mas para facilitar esse trabalho, o ideal é que o CEO seja comunicativo. E para isso, não basta apenas não ter vergonha de falar em público. De acordo com uma pesquisa realizada pela SocialBase, em conjunto com a agência Ação Integrada, os gestores são fundamentais para a comunicação interna das empresas. Porém, muitos deles ainda precisam evoluir nesse sentido. É necessário que todos os colaboradores compreendam a mensagem que o diretor executivo deseja transmitir, para que todos atuem em conjunto em prol da companhia.

Adaptação e renovação

O mercado está em constante mudança e para que esse profissional consiga acompanhar essas alterações, precisa desenvolver essas habilidades para gestores. Ele deve analisar o que acontece dentro e fora da empresa para conseguir perceber o momento certo de mudar sua estratégia e se destacar da concorrência. Além disso, um CEO também precisa estar aberto a aprender coisas novas. Afinal, em um momento ele pode estar trabalhando em uma varejista e no outro, em uma empresa de telecomunicações.

A Marmo Contábil é uma empresa de Contabilidade em Curitiba que tem muita experiência e sempre está pensando em inovações para fazer com que o CEO possa se dedicas à gestão da sua empresa sem se preocupar com os processos contábeis da sua empresa. Por isso nosso lema é que você sente, relaxe e deixe com a gente!

Compartilhe este conteúdo em suas redes.

Inscreva-se e receba Conteúdos Exclusivos