Como as empresas devem se preparar para o Black Friday

Uma das melhores formas de chamar a atenção da clientela é por meio de descontos. E o dia internacional das promoções está chegando. O Black Friday é um movimento que começou nos Estados Unidos e que ganhou oficialmente esse nome em 2011. Desde então, essa data já ganhou vários adeptos online e offline. Em vários lugares do mundo os consumidores passam o dia e a madrugada buscando descontos em suas lojas favoritas. Porém, apesar de ser uma grande oportunidade de vendas, boa parte dos negócios brasileiros ainda não sabem como tirar proveito desse evento da melhor maneira possível. Pensando nisso, decidimos passar algumas dicas sobre como as empresas devem se preparar para o Black Friday.

Quais são as vantagens de aderir ao Black Friday?

Antes de saber como as empresas devem se preparar para o Black Friday, é importante que os empresários compreendam os benefícios que a participação nesse evento podem proporcionar. Se a sua companhia nunca trabalhou com essa data, veja esse envolvimento como uma oportunidade para trazer novidades ao negócio, podendo fidelizar antigos clientes e conquistar novos. Além disso, essa é uma ótima forma de queimar o estoque que está parado e atualizá-lo.

Faça um planejamento

A primeira dica sobre como as empresas devem se preparar para o Black Friday não poderia ser outra. Afinal, o planejamento é fundamental em praticamente qualquer ação de um negócio. Nesse caso específico, é necessário primeiramente verificar o estoque. Dessa forma, será possível decidir quais produtos entrarão na promoção e quanto de desconto será dado. Também é preciso definir se apenas os itens que estão parados na loja serão ofertados por preços mais baixos. Caso contrário, é essencial conversar com os fornecedores para definir prazos de entrega, pagamento, entre outras questões.

Converse com seu contador

Essa é uma das dicas mais importantes, afinal para que o Black Friday seja realmente uma ação positiva para a empresa, ele deve trazer um bom retorno financeiro. Por isso, é fundamental falar com o seu contador para garantir que os valores das promoções sejam justos, e que o sistema ERP esteja adequado com os produtos vendidos e a tributação programada corretamente. Além disso, é essencial fazer uma boa gestão do fluxo de caixa, para poder administrar todas as formas de pagamento que serão utilizadas e para garantir que não faltará estoque ou verba após o evento.

Evitar o Black Fraude

Em alguns países, especialmente nos Estados Unidos, os descontos podem chegar em até 90%. Mas no Brasil, algumas empresas tentam enganar seus clientes da seguinte forma: imagine que você vai comprar um sapato. Antes do Black Friday ele custa R$ 200,00 e durante o evento, a empresa afirma que ele está com 50% de desconto, porém seu valor é o mesmo. Ou seja, a loja está dizendo que o item valia R$ 400,00 anteriormente. Esse tipo de gafe passou a ser chamado de Black Fraude e sempre deve ser evitado. Afinal, cometer esse erro pode fazer com que o seu negócio perca credibilidade.

Se prepare para um grande número de clientes

Como o Black Friday geralmente reúne um grande volume de consumidores, é fundamental que as empresas se preparem para isso. No caso dos e-commerces, é importante ter uma plataforma que suporte o grande número de acessos. Além disso, certifique-se de que os valores foram atualizados e que o pagamento acontecerá de maneira prática, rápida e segura. Já as lojas físicas precisam estar com o estoque organizado, devem contar com vendedores treinados e estarem preparadas para uma eventual superlotação e problemas com as máquinas de pagamento.

E para empresas de serviço, o Black Friday também é um bom negócio?

Sim, geralmente vemos mais adesão das empresas de comércio em relação a esta data, porém as empresas de serviços estão buscando alternativas de se posicionar para atingir esta demanda e se envolver com uma data especial, em que os consumidores tanto de produtos e serviços buscam por preços e condições especiais. Pode ser um bom momento para sua empresa de serviço atrair novos clientes.

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