A criatividade no mercado de trabalho sempre foi atrelada a profissões ligadas ao meio “artístico”, como arquitetura, teatro e publicidade… mas de uns tempos para cá ficou bem claro que criatividade é um requisito tão importante como qualquer outro, inclusive em qualquer área, para vagas como contador, vendedor, advogados, etc.
Afinal de contas, para resolver problemas é necessário ser criativo e apresentar soluções eficazes.
A criatividade é uma habilidade que pode ser trabalhada, e depende exclusivamente de você.
E você pode começar agora mesmo, por exemplo:
Busque sempre por conhecimento, quanto mais você souber sobre os diversos assuntos interligados à empresa, sejam primários ou secundários, maior a chance de ter insights e encontrar soluções personalizadas para as situações.
Mesmo uma empresa consolidada, que faz a mesma coisa há muitos anos, tem a necessidade de melhorar seus processos. Cada parte do processo ao ser observada com carinho, merece atenção, melhoria e inovação, assim melhorando a empresa como um todo. Ou seja, a criatividade é sim um fator muito importante, que deve andar lado a lado dos colaboradores de uma empresa.
Mas como a criatividade no dia a dia nos ajuda? O que podemos fazer?
Reclame menos, solucione mais
Utilize a energia que você gasta reclamando para buscar uma solução para aquela demanda. Por que reclamar de algo recorrente, se você pode procurar soluções que resolva aquele problema?
Seja curioso, observe ao redor
Preste atenção mais atenção ao que está ao seu redor, converse com pessoas, tenha empatia! Quando você consegue se colocar no lugar de alguém verdadeiramente, fica mais fácil de imaginar soluções para aquele tipo de demanda.
Empodere o seu cérebro
Atualmente com a internet, o conhecimento está na facilidade de um toque! É possível através de materiais em pdf, vídeos, blog posts e notícias se manter antenado em tudo que acontece ao seu redor. Empodere seu cérebro, tenha conhecimento independente!
Tire as ideias do papel
No meio da noite você acordou com uma ideia genial, voltou a dormir, e no dia seguinte não se lembra da ideia? Deixe um caderno de anotações ao lado da cama, e nesses momentos de “pensamentos” anote tudo! Tire as ideias do papel, e veja o quanto esses pensamentos podem fazer a diferença.
Seja pró ativo
Se perceber que alguém precisa de ajuda, ofereça. Quando te chamarem para um happy hour vá, nem que seja para cumprimentar a todos e explicar o porquê não pode ficar muito. Se tiver uma ideia, coloque-a em prática. Não espere que te digam o que fazer, faça. Com a proatividade você perceberá que seu dia a dia terá mais movimento.
Está preparado para colocar suas ideias em prática? Então conte com a Marmo para cuidar das finanças da sua empresa!