Como falar bem em público?

falar em público

Se seu coração dispara e você sente frio no estômago na hora de uma apresentação/palestra, você não está sozinho: 41% da população mundial tem medo de falar em público, de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto R.H. Bruskin.

Saber como falar bem em público é um sonho para muita gente que sente medo ou desconforto com plateias, e isso não vale apenas para os tímidos. Em muitas profissões você precisa passar por isso: seja para vender sua empresa, apresentar um planejamento, um relatório de resultados e por aí vai. Sendo assim, é importante trabalhar essa dificuldade de modo a vencê-la para se obter crescimento e sucesso profissional. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse dilema de falar bem em público:

Tenha domínio sobre o conteúdo

Ter propriedade do que está falando gera uma maior confiança e consequentemente ganha maior segurança na hora de falar. Por isso, pesquise e estude muito bem aquilo sobre o que irá discursar.
Dica: você costuma ensaiar antes de suas apresentações? Se não, faça isso. Apostamos que seus resultados serão melhores.

Postura também é comunicação

Falar em público não é só oratória, mas a postura e gestos também são importantes para te ajudar nessa comunicação. É através da postura que você coloca emoções em suas palavras, enfatiza suas frases, passa segurança e receptividade ao interlocutor. Uma postura muito dura, por exemplo, pode transmitir tensão.
Dica: movimente-se pela sala para manter sua audiência interessada e faça gestos pontuais para reforçar o que considera importante.

Trabalhe a pronúncia de suas palavras

Pronunciar as palavras faz com que o público entenda de forma mais clara o que você está querendo transmitir.
Dica: para falar bem, evite comer o “R” ou “S” no final das palavras ou mesmo o “I” no meio delas. Diga todas as letras da palavra.

Fale com boa intensidade e evite pausas muito longas

Não fale alto ou baixo de mais, procure adequar a intensidade de sua voz de acordo com o ambiente.
Segundo a Revista Superinteressante, o orador deve fazer pausa, mas de no máximo dois segundos – mais que isso, a audiência pode interpretar como perda de foco ou da linha de raciocínio.
Sabe quem faz isso com maestria? Barack Obama, o ex-presidente dos Estados Unidos. Que tal dar uma olhada nos vídeos onde ele apresenta suas ideias?

Tenha um material de apoio

Foi feito um estudo recentemente para o Jornal O Globo, onde é dito que ao apresentar a mensagem apenas verbalmente, depois de três dias os ouvintes vão se lembrar de 10% do que falou. Se, entretanto, expuser o assunto verbalmente, mas com auxílio de um recurso visual, depois do mesmo período, as pessoas se lembrarão de 65% do que foi transmitido. Ou seja, a famosa apresentação de slides pode te ajudar muito nisso.
Mas cuidado! Os slides foram feitos para guiar a apresentação e não para servir de livro digital na sua apresentação. Escreva em tópicos. Não escreva textos longos. A platéia deve se prender a sua apresentação e não ao slide.

Com a prática vem a perfeição!

Quanto mais palestras e apresentações você fizer, melhor irá se sair. Ao praticar a fala em público, com o tempo você terá bastante confiança e fazer esse tipo de atividade não será um problema e se tornará um dom que você adquiriu.

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