Como iniciar uma gestão de custos na empresa?

Todo o empresário entende o quanto é importante saber de tudo o que acontece na sua empresa. Porém, por estar muitas vezes sobrecarregado, o empreendedor pode acabar não dando a devida importância para a gestão de custos, o que acaba refletindo diretamente nos resultados de sua empresa.

O que é?
Os custos de uma empresa são todos os investimentos realizados para fazer o negócio funcionar. Ou seja, você pode incluir nessa conta os gastos com matéria-prima, mão de obra, luz, água, telefone, internet, entre outros. Com todas os custos calculados, você consegue definir o valor do seu serviço ou produto, o que determinará o lucro. Nada disso é possível sem a gestão de custos, que nada mais é do que administrar as finanças do seu negócio. (Analisar o Custo mínimo, médio e total, e lembrar que temos custos fixos e variáveis)

Importância
Ter uma boa gestão de custos significa ter total controle de todas as operações financeiras da empresa. E isso reflete principalmente no valor do produto ou serviço ofertado, pois apenas ao ter real conhecimento dos custos, é possível definir um preço justo. Afinal, se você tem um produto de alta qualidade, precisa de um valor à altura, para garantir o lucro merecido. Porém, se a qualidade dele é baixa, um preço alto pode reduzir suas vendas. Nada impede também de se ter um produto/serviço de alto valor e procurar reduzir seus custos de maneira a não afetar a qualidade, e aumentar a lucratividade.

Por isso, a gestão de custos é tão importante. Já que ela oferece informações precisas das finanças do negócio para que, a partir desses dados, o empresário possa tomar decisões assertivas. Além disso, os resultados das vendas também estarão evidentes e, a cada indício de problemas, a correção deles poderá acontecer mais rapidamente. Sem falar que, com uma boa administração do setor financeiro, as oportunidades de investimento são percebidas com facilidade.

Como fazer?
Para começar, geralmente é recomendado que o próprio empreendedor se responsabilize pela gestão de custos. Entretanto, devido a agenda corrida, pode ser difícil encontrar tempo para cuidar dessa questão. Se esse for o seu caso, é fundamental ter uma pessoal de sua total confiança como responsável por essa tarefa. Além disso, também é necessário que ela tenha conhecimento do assunto e disciplina, pois muitas questões financeiras da empresa devem ser resolvidas diariamente, como pagamentos e cobranças.

Essas ações e várias outras também devem ser registradas, para que se formem dados que permitam uma análise do desempenho do negócio. Por isso, é tão importante contar com pessoas experientes no assunto, para que elas consigam extrair as informações necessárias para que o empreendedor possa usá-las a seu favor.

Outras dicas
Existem outros fatores que muitas vezes são esquecidos pelos empreendedores e que podem impedir o sucesso do negócio. Entre eles, estão a falta de acompanhamento do estoque, a pouca frequência na realização da comparação dos lucros e prejuízos, a carência na análise do rendimento dos colaboradores e o baixo investimento em tecnologia. O último ganha uma importância ainda maior, pois atualmente existem vários softwares que podem facilitar trabalhos manuais, permitindo uma produtividade maior dos seus funcionários e ganho de tempo.

Leia também