É cada vez mais comum no Brasil a sensação de se sentir desmotivado e desvalorizado no ambiente de trabalho. E como dá para imaginar, um colaborador desmotivado produz menos e tende a ter problemas de saúde ligados ao stress. E, ao contrário do que muitos chefes e supervisores pensam, a motivação pouco tem a ver com dinheiro, e sim com um entendimento e relacionamento interpessoal.
Deve-se entender que o profissional possui uma necessidade de se sentir valorizado. Ou seja, quer trabalhar em um local onde possa crescer como pessoa e evoluir na carreira. E isso só acontece quando vamos além do trabalho e quando os diretores passam a ter um diálogo com o colaborador. Ouvir é essencial.
Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que lidamos com seres humanos. Pessoas únicas, com talentos únicos, dificuldades únicas, necessidades e problemas. Pessoas que possuem famílias e emoções, e muitas vezes isso é desconsiderado e o colaborador é tratado apenas como um robô. Essa é uma triste realidade. Eis algumas dicas para motivar sua equipe, aumentar resultados e principalmente fazer com que as pessoas ao seu redor sejam mais felizes.
Saiba enxergar individualidades
Criar um diálogo e ouvir a equipe, percebendo as particularidades de cada um é um excelente método de motivação, pois assim o colaborador se sente parte de alguma coisa, se sente integrado e têm certeza de que suas necessidades serão ouvidas.
Reconheça a importância da sua equipe
Fale para eles o quanto são importantes, que sem eles os resultados não viriam. Celebre as vitórias e as conquistas com a equipe.
O feedback é muito importante
Quando um vendedor erra ou perde uma venda, por exemplo, é criticado e recebe uma bronca do chefe, e quando vende muito mais do que a meta, quando fecha qualquer negócio e é um excelente vendedor, não recebe nem um parabéns. Isso é muito comum. Então faça questão de dizer quando um bom trabalho foi feito, para que o profissional se sinta reconhecido, valorizado e por consequência, motivado.
Conquiste a confiança
Cumpra os prazos que tem com sua equipe. Faça os pagamentos no dia certo e não esqueça das comissões, caso houver um programa de recompensas. Um bom líder define metas e recompensa como prometido. Isso gera confiança de ambos os lados, e a motivação virá, junto com os resultados.