Como reduzir a inadimplência sem constranger os clientes?

De acordo com dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito, 9 em cada 10 pequenas e médias empresas tem uma porcentagem de inadimplência acima dos 10%, no que diz respeito a atrasos de pagamentos com mais de 90 dias. Independentemente se essa situação acontece raramente ou frequentemente com o seu negócio, ela é sempre delicada e precisa ser resolvida sem constranger a clientela. Para te ajudar a solucionar esse problema, separamos algumas dicas sobre como reduzir a inadimplência de clientes.

Tenha um controle eficiente

Se você deseja saber como reduzir a inadimplência de clientes, é essencial registrar todas as pendências que já foram pagas e, é claro, as que ainda não foram. Tenha um controle de todos os vencimentos e acompanhe diariamente. Dessa forma, é possível prevenir e até se adiantar caso alguma quantia não seja quitada.

Ofereça descontos

Já está previsto no Código de Defesa do Consumidor que ele pode receber vantagens quando realiza pagamentos à vista. Esse incentivo se destina especialmente à comércios e prestações de serviços. Além de ser, obviamente, um benefício para os consumidores, é uma ótima dica para quem quer saber como reduzir a inadimplência de clientes.

Mantenha um bom relacionamento

O contato com o cliente não deve ser feito apenas no momento da compra. Para fidelizá-lo, é essencial manter um bom relacionacionamento, especialmente no pós-venda. Para isso, existem inúmeras ferramentas que você pode utilizar. Dentre elas, as principais envolvem a área de marketing.

Seja aberto a acordos

Da mesma forma que a sua empresa pode ter dificuldades para pagar as contas no futuro, sua clientela pode estar passando por uma situação complicada. E uma das principais sugestões de especialistas para quem deseja saber como reduzir a inadimplência de clientes é dar espaço para negociação. Afinal, ambas as partes desejam solucionar essa questão. Sem falar que ao ter uma conversa franca e fazer um acordo benéfico para todos, a relação comercial se fortalece.

Seja simpático

Essa é uma situação desconfortável. Por isso, procure amenizar a tensão usando um tom de voz simpático, sendo sempre respeitoso e atencioso. Porém, deixe claro que você também está tendo problemas e que precisa de uma solução para a questão.

Não deixe para a última hora

É bastante comum encontrar inadimplentes que perdem a data de pagamento ou que, devido a correria, deixam as contas em segundo plano. Para que isso não se repita, você pode investir em avisos automáticos. Dessa forma, os clientes podem se programar para quitar as dívidas.

Planeje a suspensão dos serviços

Em alguns casos, a situação pode ser tão grave que a suspensão dos serviços acaba sendo necessária. Apesar de delicado, esse ato é uma garantia de que sua empresa não terá mais prejuízos. Sem falar que também pode ser uma ação positiva para a inadimplente. Afinal, ela evita aumentar ainda mais as dívidas. Entretanto, antes de realizar o corte, estabeleça um prazo e informe o cliente. Use um tom respeitoso e informe que, assim que as contas forem quitadas, o fornecimento volta ao normal.

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