Segundo a International Franchise Association (IFA), o Brasil é um dos países que mais apostam em franchising. Mas antes de você transformar a sua empresa em uma franquia, é importante entender mais sobre esse método.
Primeiramente, a Associação Brasileira de Franchising define o modelo como um sistema no qual o franqueador cede a um terceiro, no caso o franqueado, os direitos de uso da marca, serviços e produtos exclusivos, assim como o sistema de operação e gestão do negócio.
Investir em franquias tem bom custo-benefício
Esse é um meio pelo qual um empreendedor compra o direito de adquirir know-how e nome de uma empresa consolidada na área. De um lado, o dono da marca expande os negócios e adentra novos mercados sem a necessidade de investir em filiais. Do outro, o novo empreendedor não precisa criar nada, pois aproveita uma fórmula já testada e aprovada. Além disso, ele consegue um retorno mais rápido de investimento.
Todavia, é importante salientar que, na teoria, investir em franquias é um modelo com rápido ROI (Retorno sobre Investimento). Para que funcione de fato, o empreendedor deve avaliar e tomar alguns cuidados durante o processo de transformar a empresa em uma franquia.
Franquias: o que considerar
Para transformar sua empresa em uma franquia, a marca deve estar registrada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Dessa forma, será possível avaliar os direitos autorais nas franquias.
Para que a decisão seja assertiva, recomenda-se que seja feito um planejamento estratégico do processo de franquia. Nessa etapa, é necessário definir os mercados-alvos, o valor da franquia, sistema de royalties e o treinamento dos futuros franqueados.
Uma só marca, um só conceito
É importante salientar que um dos critérios de um sistema de franquia é disseminar o conceito do seu negócio. Cada franquia precisa seguir um padrão, tanto de nível de qualidade dos produtos, quanto de atendimento e identidade visual. Podemos citar, como exemplo de franquias de sucesso, “O Boticário”, “Cacau Show”, “Subway” e “McDonald’s”.
Se você está em dúvida quanto a investir no modelo de franquias para sua empresa, procure a consultoria da Marmo Contábil. Oferecemos o serviço de Suporte para Filiais e, por meio de uma análise criteriosa da contabilidade e gestão de seus negócios, poderemos te auxiliar a tomar a decisão certa, de maneira embasada. A equipe Marmo é composta por profissionais atualizados e eficientes que trabalham para garantir o desenvolvimento contínuo da sua empresa.