O controle de contas a receber é tão importante, se não mais, que o controle de contas a pagar, pois é um processo fundamental para o equilíbrio e manutenção da saúde financeira da empresa, bem como para reduzir os riscos financeiros.
Como controlar as contas a receber?
A gestão de contas a receber envolve diversas etapas, como o acompanhamento de vencimentos, envio de cobranças e renegociações.
Por isto, além de uma planilha ou sistema de gestão financeira, é ideal que você tenha uma planilha ou sistema de Gestão de Processos ou Gestão de Tarefas.
Ter organização no controle de contas permite que a sua empresa mantenha um fluxo de caixa positivo, evitando inadimplências e contribuindo para planejamentos futuros.
Para pequenas empresas, uma planilha pode funcionar. Mas, para empresas de médio e grande porte, recomendamos a utilização de sistema de Gestão de Processos.
Nós utilizamos e recomendamos o Sistema Pier.
Vantagens de um sistema de Gestão de Processos para o Controle de Contas a Receber:
- Automatização de lembretes
- Controle de prazos
- Monitoramento do status das cobranças
- Centralização das informações
- Controle das tentativas de cobrança
- Relatórios personalizados dos inadimplentes
- Análise de tempo e custo sobre o processo de cobrança
- Entre outros
Quais os tipos mais comuns de cobranças?
O processo de cobrança, normalmente inicia com cobranças realizadas por e-mail e ligações telefônicas e pode terminar com cobrança judicial.
Algumas empresas optam por terceirizar este serviço, com empresas especializadas em realizar cobranças. Esta prática pode ser benéfica para seu negócio, o que dependerá de fatores como:
- quantidade de clientes inadimplentes
- tamanho da sua equipe financeira
- investimento financeiro
Analise esta possibilidade com cuidado antes de tomar qualquer decisão. O sucesso das cobranças é a constância, ou seja, manter o processo ativo, esteja ele na etapa inicial (e-mail) ou final (cobrança judicial).
Como realizar as cobranças de contas a receber?
Organização
O principal é ter o financeiro da sua empresa organizado, bem como o processo de cobrança, além de ficar atento as necessidades dos clientes.
Fique de olho na inadimplência
Além de efetuar as cobranças em casos de atrasos, esteja atento se é uma cobrança recorrente (para o mesmo cliente).
Em caso de recorrência, primeiro se coloque no lugar cliente, tente entender os motivos da inadimplência para oferecer alternativas que possam ajudar, como por exemplo:
- trocar a data de vencimento
- realizar um parcelamento
- estipular um prazo para pagamento
- sugerir reajuste nos valores
Qualquer uma destas ações precisa ser analisada com cautela, para evitar a perda do cliente e para garantir que ambas as partes não sejam prejudicadas financeiramente.
Uma boa conversa pode transformar uma situação delicada em uma oportunidade de fortalecer a relação com seus clientes.
Qual a importância do Processo de Contas a Receber?
Fluxo de Caixa Saudável
Este processo ajuda manter o fluxo de caixa saudável, possibilitando que a empresa cumpra com seus compromissos financeiros.
Confiança dos Clientes
O relacionamento com clientes nos faz entender melhor suas necessidades, permitindo que tenhamos uma comunicação aberta e de confiança.
Eficiência Operacional
Com este processo ativo e funcionando, é possível otimizar tempo e recursos, agilizando algumas etapas interligadas a este procedimento como faturamento, cobrança, conciliação bancária, entre outros.
Planejamento Financeiro
Ter controle, principalmente por data, permite que a empresa planeje com mais eficiência suas despesas futuras e tenha capacidade de assumir novos compromissos – esta etapa caminha junto com um bom fluxo de caixa.
Quais as consequências da falta de planejamento financeiro?
Além de comprometer a saúde financeira do seu negócio, a falta do controle financeiro, em especial das contas a receber, faz com que a sua empresa não esteja preparada para um momento de crise, por exemplo a pandemia da Covid-19, aumentando o risco de falência, como infelizmente vimos acontecer com muitas empresas.
Terceirização da Gestão Financeira é uma boa alternativa?
A oferta dos serviços de BPO Financeiro (Gestão Financeira), vem crescendo a cada dia. Muitos empresários entendem a necessidade de ter um bom controle na área financeira (contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, conciliação bancária, relatórios financeiros, entre outros).
A sobrecarga de conduzir sua(s) empresa(s) pode resultar em negligência financeira, gerando consequências desastrosas, como a perda de prazos, pagamento de multas e juros, inadimplência e, em casos mais graves, falência.
Quais os benefícios de Terceirizar a Gestão Financeira da sua empresa?
Você já parou para pensar no retorno financeiro que sua empresa pode ter quando o seu tempo, gasto na gestão financeira, for aplicado exclusivamente em estratégias focadas no crescimento do seu negócio?
Confira os principais benefícios que sua empresa pode ter com os serviços de BPO Financeiro da Marmo Contábil:
- Todas suas contas pagas em dias evitando gastos com multas e juros que afetam o resultado da sua empresa.
- Nós preparamos as pessoas que cuidarão do seu financeiro e você não precisa mais se preocupar com treinamentos, faltas na equipe, férias, licença maternidade, etc, pois o serviço sempre será executado.
- Você não será mais pego de surpresa com falta de recursos, pois fazemos a projeção do fluxo de caixa de receitas e despesas para que você tenha tempo de tomar as providências necessárias.
- Conheça os resultados reais da sua empresa através dos indicadores e relatórios gerenciais de alto impacto que contribuem para melhores resultados.
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