Uma das maiores dificuldades encontradas por quem deseja abrir a sua própria empresa é conseguir reunir os recursos para iniciar o projeto. Os valores variam bastante dependendo da área e modelo de negócio. Mas independentemente da quantia, essa fase é uma das mais importante para garantir o sucesso do empreendimento. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a reunir o montante necessário para começar a realizar seus sonhos.
Para começar
Se você deseja abrir a sua própria empresa, a primeira coisa que precisa fazer é se planejar. Aproveite esse momento para organizar as finanças, analisar qual será a quantia necessária e faça um plano de negócios. Dessa forma, será possível realizar os ajustes necessários, evitando possíveis erros ao longo do caminho. É fundamental que o empreendedor também esteja aberto a mudanças. Muitas vezes os planos não saem conforme o esperado e é preciso ter coragem e desapego para fazer alterações.
Outro passo importante é aprender o máximo possível sobre como cuidar das finanças da empresa e, de preferência, contar com a ajuda de especialistas na área. É fundamental ter alguém com conhecimento aprofundado no assunto desde o início do negócio.
Investimento próprio
Uma das formas mais seguras de conseguir dinheiro para abrir a sua própria empresa é usando recursos pessoais. Afinal, dessa forma você não ficará devendo para ninguém. Para isso, talvez seja preciso fazer alguns sacrifícios em prol desse sonho. Reúna suas economias, venda o carro, use parte da sua rescisão ou aproveite o dinheiro da poupança. Só tome cuidado para não se desfazer de bens que sejam essenciais para você e sua família.
Sócio-investidor ou investidor anjo
Existem muitas pessoas dispostas a investir em novos negócios, mas para chegar até elas é preciso ter bons contatos. Feiras especializadas são ótimos locais para fazer network. Mas isso não é tudo. Para chamar a atenção desses sócios em potencial, monte uma boa apresentação e treine a sua oratória para conseguir convencê-los de que esse é um bom negócio. Além disso, lembre-se de ter bastante atenção nos termos do acordo firmado.
Empréstimo
Essa é uma das formas mais comuns para se conseguir dinheiro, porém também pode ser um risco para o empreendedor. Especialmente para aqueles que têm pouco conhecimento de questões financeiras e burocráticas. Por isso, antes de buscar essa possibilidade, realize um planejamento detalhado com uma prospecção dos lucros da empresa. Conheça também as linhas de crédito do BNDES, para verificar possibilidades de juros menores.
Incubadoras
Uma ótima opção para juntar dinheiro para abrir a sua própria empresa, principalmente se ela for uma startup, é recorrer a incubadoras. Nesse caso, o network também é fundamental. Além disso, aproveite para realizar pesquisas de mercado para conhecer as melhores agências.
Crowdfunding
O crowdfunding é uma modalidade baseada no financiamento coletivo. Ou seja, você pode contar com o investimento de diversas pessoas, conhecidas ou não, para começar o seu negócio. Mas, para que o público se sinta incentivado a ajudar, o ideal é que o projeto traga benefícios para a sociedade.