Com a correria do mundo moderno, é cada vez mais importante que cada um de nós procure ser o mais organizado possível.
E isso não se restringe apenas a vida profissional, pois a pessoal, em alguns casos, acaba interferindo nas atividades do trabalho.
Na área comercial, as dificuldades que surgem com a falta de organização estão em todos os setores, principalmente nas pequenas e médias empresas.
De forma geral, do trato pessoal com os funcionários até a gestão financeira, existem muitos fatores organizacionais que podem fazer a diferença para o bem ou para o mal.
Equalizar as dívidas
Sem estabilizar a saúde financeira tanto da empresa quanto a pessoal, fica difícil programar qualquer tipo de mudança. Por isso, o ideal é fazer um levantamento das dívidas, ver qual é o impacto que elas terão diretamente no seu rendimento e, assim, descobrir qual é a melhor forma de quitá-las. Se achar necessário, converse com um profissional da área financeira.
Procurar ajuda de um profissional
É muito comum que, ao se deparar com dívidas, o empresário não descubra tão facilmente o caminho para sair dessas pendências. Quando isso acontece, a melhor maneira de resolver a situação é não perder tempo e buscar a ajuda de um contador.
Na verdade, de acordo com o artigo 1.179 do Código Civil, toda empresa precisa ter um contador legalmente habilitado (salvo MEI), em registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Dessa forma, é muito importante que o empresário tenha ao seu lado um escritório de contabilidade confiável.
Defina os seus objetivos
É muito importante ter um norte a ser seguido, ou seja, saber claramente qual é o objetivo que você quer alcançar e em qual período de tempo isso deve acontecer. Dessa forma, fica muito mais fácil traçar as estratégias e colocá-las em prática.
Faça Provisões e Poupe
Poupe na renda, no primeiro estágio em que você recebe o dinheiro, assim que ter seu faturamento mensal, já deixe separado um valor para poupar e ter caixa na empresa para futuros investimentos e também separe uma % para fazer as provisões de seu pessoal (Rescisões e férias, por exemplo).
Poupou? Agora invista!
Deixar seu dinheiro parado e rendendo pouco não lhe traz nenhuma vantagem, assuma esta responsabilidade como gestor ou delegue para seu financeiro de confiança fazer os investimentos adequados, hoje com plataformas independentes de investimentos ficou muito mais fácil, mas caso o valor seja alto ou precise de alguma ajuda para isso, procure um especialista na área de investimentos.
Minimize a rotatividade de colaboradores
Um dos fatores que mais gera despesas nas pequenas e médias empresas é a mudança constante de funcionários. Afinal, ao perder um colaborador, o processo de recrutamento envolve tempo e dinheiro na análise de candidatos, na avaliação de currículos. Na sequência, após a escolher o profissional adequado, é preciso treinar e adequar o novo colaborador aos processos da empresa e todas essas ações necessitam de um bom tempo para serem executadas com eficiência.
Mantenha a motivação do funcionário
Existem muitos motivos que levam um trabalhador a procurar outra empresa para exercer as suas atividades. Nessa extensa lista, nem sempre a maior motivação para procurar outro local de trabalho é a financeira. Além da insatisfação com o salário, os problemas mais comuns são a insatisfação com as atividades desenvolvidas e a vontade de mudar de carreira ou de área de atuação.
Para evitar que o desligamento de funcionários se torne uma rotina, ofereça um plano de carreira, garanta alguns benefícios, como a assistência médica, e a participação nos lucros. Manter a melhor remuneração possível para o seu quadro de trabalhadores é, obviamente, a melhor maneira de fazer com que eles se mantenham motivados.