A motivação da equipe é um fator primordial para que haja um bom desempenho nas atividades propostas, impactando em valores primordiais como colaboração, confiança, transparência, empenho, comprometimento, iniciativa e foco nas metas propostas. Uma excelente maneira de manter a motivação dos colaboradores são as dinâmicas em grupo, que são capazes de gerar um senso de confiança na empresa e potencializar resultados.
Conheça agora algumas sugestões de dinâmicas para motivar seus colaboradores:
Dinâmica: Construindo uma fogueira
Objetivo:
Mostrar a importância do trabalho em equipe, motivando a integração da equipe.
Material:
Palitos de dente, palitos de sorvete ou lápis.
Como fazer:
Separar os colaboradores em grupos de 3 ou mais pessoas, e entregar a cada grupo um punhado de palitos ou lápis, e dizer para que façam uma fogueira. Em cada grupo devem escolher um líder ao final para dizer o que cada um vez, se trabalhou bem em grupo, só ficou olhando, pegou os palitos do outro grupo ou distribuiu bem as tarefas. A dinâmica possibilitará auto reflexão de cada participante, avaliando os pontos fracos e fortes.
Dinâmica: Carta para si mesmo
Objetivo:
Automotivação, elevação de expectativa pessoal, comprometimento individual, autoconhecimento, sensibilização e reflexão.
Material:
Papel, caneta e envelope.
Como fazer:
Os colaboradores devem escrever uma carta para si mesmo, como se fossem enviá-las a um bom amigo. Devem citar na carta como se sentem, o que esperam das próximas semanas, e pensar em como gostaria de estar após 30 dias, quais objetivos gostaria de alcançar até lá… E então a empresa deve endereçar as cartas a cada um dos colaboradores, agendando a entrega para 45 dias após a dinâmica.
Dinâmica: Testando a confiança
Objetivo:
Tem como objetivo estimular o comprometimento, motivação e confiança.
Material:
Um objeto pessoal.
Como fazer:
Sem explicar antes, é necessário que solicite aos colaboradores que tragam de suas casas um objeto de grande apego emocional. Após os objetos estarem com seus respectivos colaboradores, simule um amigo secreto, para que eles troquem os objetos sem saber quem é o dono. Estipule 7 dias para que troquem bilhetes, motivando-os a descobrir de quem é o objeto a partir dos bilhetes, e na data marcada que tentem adivinhar de quem é aquele objeto, dizer o que descobriu da pessoa durante aquele tempo e o zelo que teve ao guarda-lo.
Essas são algumas das sugestões de dinâmicas para engajar melhor sua equipe, e descobrir pontos da personalidade de cada um, que você nunca imaginou.
Quer mais dicas para contribuir para a melhoria da sua gestão? Confira nosso blog.