Que a crise econômica existe, todos nós já sabemos e sentimos sua invasão no nosso dia a dia. Mas como dar a volta por cima? Como superar esse período? Em uma situação econômica complicada como a que vivemos em nosso país, nos resta manter a calma, respirar fundo, e buscar meios para que isso nos atinja cada vez menos. Saímos da zona de conforto, e isso nos faz pensar, inovar e reagir!
De acordo com especialistas, o principal fator que poderá manter maior segurança financeira para os brasileiros daqui pra frente é a educação financeira. O hábito de economizar, cortar gastos desnecessários e organizar tudo, é o que realmente fará diferença. Como podemos fazer isso?
Analisando seu orçamento detalhadamente
Quanto você ganha após todos os descontos? Quais as contas fixas? Água, TV, Internet, celular, compras, alimentação, vestuário, medicamentos… Não deixe nada de fora, detalhe seu orçamento, e assim terá maior controle de onde estão saindo os maiores gastos.
Controlando despesas diariamente
Seja por meios de aplicativos de finanças pessoais, bloquinhos de papel ou planilhas no Excel, é necessário controlar os seus gastos diários. Após o preenchimento dessas despesas, é possível analisar esses os dados, e consequentemente tomar atitudes enquanto à gestão de seu orçamento.
Envolvendo a família nessa causa
Sejam filhos, parentes ou cônjuges, é saudável manter a transparência da situação do orçamento da casa, assim deixando-os cientes para a colaboração da economia da família.
Procurando fontes alternativas de renda
Utilize de seus talentos e dons para ganhar um extra! Cozinha bem? Sabe dirigir? Tem um quarto sobrando em casa? Tem peças de roupas ou acessórios para vender? Atualmente existem diversas fontes alternativas de renda para a complementar seu orçamento por aplicativos de celular, por exemplo. Busque o que melhor se encaixe no seu dia a dia e disponibilidade.
Evitando novas dívidas
Financiamentos a longo prazo podem te afundar em um mar de dívidas, afinal de contas, em meio às instabilidades ninguém sabe se poderá honrar com aquele acordo até o fim. Não realize novos empréstimos! Organize sua vida financeira para que você quite as dívidas existentes, nada de deixar que novas dívidas surjam.
Eliminando despesas desnecessárias
Consumir produtos nacionais ao invés de importados, aproveitar promoções de custo-benefícios, realizar passeios e compras desnecessárias eventualmente ao invés de todas as semanas, cozinhar em casa… São hábitos simples, que aos poucos se tornarão costumes, e vai valer à pena quando você olhar suas contas pagas em dia.
Se qualificando profissionalmente
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, portanto preocupe-se com seu conhecimento e habilidades. Juntando o dinheiro que antes era gasto de forma desnecessária, você pode investir em um curso ou especialização que podem te gerar uma promoção!
Mantendo o foco
Às vezes pode ficar difícil mudar seu padrão de vida, deixar de lado alguns caprichos, e hábitos. Mas acredite, vale à pena quando se tem foco! Se seu foco realmente é driblar a crise você precisa ser forte e ir até o fim!
Mudando de perspectiva
A crise é um ótimo momento para sentar e analisar tudo o que você tem feito durante todos esses anos, se tudo aquilo financeiramente valeu à pena, ou não… É hoje o dia de buscar por mudanças de cabeça aberta! Se permita mudar, enxergue a famosa “crise” como uma oportunidade para pensar diferente!
Não é hora de desistir, não é hora de se apavorar, não é hora para drama! Foque no seu objetivo, e dia após dia construa o que tanto almeja, que é driblar a crise econômica! Abra sua cabeça para novas possibilidades e faça disso tudo uma nova oportunidade para seu crescimento. Tire seus projetos do papel, mais ação, a hora de agir é agora mesmo! Chega de perder o sono e se lamentar, é hora de mudança!