E-commerce: como realizar um bom controle de estoque

Talvez o maior desafio de uma loja virtual seja fazer um bom controle de estoque. Isso porque o sucesso do negócio online depende da disponibilidade das mercadorias em estoque para a entrega no prazo acertado.

 

Para que você possa entender como fazer uma gestão de estoque eficiente, a Marmo Contábil preparou esse artigo para lhe ajudar!

 

O que muda no controle de estoque de um e-commerce?

Tradicionalmente, a gestão de estoques é definida como uma atividade voltada para a manutenção das mercadorias da empresa. Nesse sentido, tem o intuito de organizar e monitorar as mercadorias em um determinado local e período.

Para o gerenciamento dos estoques é imprescindível que a empresa desenvolva o equilíbrio adequado entre as compras, armazenagem e entregas, para  evitar prejuízo devido o excesso ou falta.

O estoque de e-commerce exige alguns cuidados como:

  • controle eficaz do fluxo das mercadorias;
  • espaço físico organizado;
  • conservação e limpeza do local.

 

Confira agora as dicas que a Marmo preparou para que o seu controle de estoque esteja bem estruturado!

1) Estude as demandas

Você precisa estar com seu estoque preparado para datas comemorativas ou suas promoções, para não ser surpreendido com a falta de mercadorias.

Tenha sempre uma estimativa de vendas analisando o seu desempenho no mesmo período do ano anterior, as conversões que são realizadas no site, marketplace e redes sociais ou, ainda, novo estudo de mercado..

Desta forma você evita a falta de estoque, o que pode causar insatisfação do seu cliente.

 

2) Mantenha a organização

Sabemos que organização é a chave do sucesso de qualquer empresa, e no controle de estoque não é diferente.

 Pitágoras diz: “Com organização e tempo, acha-se o segredo para fazer tudo e bem feito.”

Tenha suas mercadorias separadas, por códigos, ordem alfabética e/ou numérica, quantidade de demanda, datas de entradas e saídas, segmentos do e-commerce, entre outros.

Tudo isso ajuda a ter um bom controle de estoque e mantém as mercadorias acessíveis facilitando a operação do dia a dia.

 

3) Defina datas de compras

Programar junto aos seus fornecedores as compras para as datas em que suas vendas terão maior incremento, garantirá que você terá mercadorias para atender a demanda, que gastará somente quando necessário e que seu estoque comporte o volume de mercadorias necessárias.

 

4) Escolha dos fornecedores

Ao planejar seu negócio de e-commerce, você precisa prospectar e escolher fornecedores confiáveis que vão entregar suas mercadorias no prazo, qualidade e quantidade esperada.

Assim você não ficará refém de erros que comprometem seu faturamento e a fidelização dos seus clientes.

 

Conheça os tipos de estoque para e-commerces

Não existe só um tipo de estoque. Você pode adotar aquele que fizer mais sentido para a sua operação.

É interessante conhecer como funciona o estoque de um e-commerce, que basicamente pode operar de formas diferenciadas, que são:

 

Estoque compartilhado

O estoque compartilhado é adotado por e-commerce que também opera com uma loja física.

A grande vantagem é o uso das mesma mercadorias e espaço para atender as operações físicas e digitais.

No entanto, para um bom controle, é necessário que as atualizações de entradas e saídas de mercadorias nos estoques ocorram simultaneamente e em tempo real.

 Ou seja, efetuar  o registro automático de uma transação em qualquer um dos canais de venda, criando mecanismos para evitar a venda de mercadorias indisponíveis.

 

Estoque terceirizado

A estratégia de estoque terceirizado é uma forma de operar sem precisar gerenciar o estoque.

Este tipo funciona de duas formas: 

  • Dropshipping: as entregas são de responsabilidade do fornecedor;
  • Cross docking: o fornecedor entrega para a loja virtual, que fará a entrega para o cliente final. 

 

Estoque descentralizado 

Esta estratégia consiste em usar locais de armazenamento em diversas regiões do país.

Desta forma é possível reduzir , custos com fretes, além de otimizar os prazos de entregas.

 

Estoque consignado 

A estratégia de estoque consignado consiste na compra de uma determinada quantidade de mercadorias de forma consignada.

Desse modo, o seu e-commerce terá que pagar apenas as mercadorias vendidas e tem a opção de devolver os itens que sobraram em estoque. 


Ter um bom controle de estoque em seu e-commerce não é uma tarefa fácil, mas importante!

O essencial é entender as particularidades do seu negócio online e das mercadorias comercializadas. 

Com isso, fica mais fácil identificar a estratégia de estoque ideal para o seu e-commerce, além de adotar as melhores práticas para a gestão dos estoques. 

 

Gostou deste artigo?

Acesse o blog da Marmo Contábil!

Compartilhe este conteúdo em suas redes.

Inscreva-se e receba Conteúdos Exclusivos