estratégias de liderança

Estratégias de Liderança

A trajetória de um líder começa por baixo, é claro. Ele não vira o capitão de uma equipe por acaso. Normalmente começa em cargos mais baixos e vai trabalhando e construindo o seu caminho dentro da empresa até que ele mesmo esteja pronto para assumir um cargo de liderança. O que não significa necessariamente que ele estará 100% preparado para todos os desafios que virão. Um líder precisa se preparar muito bem para lidar com os problemas do cotidiano de forma eficiente, inteligente e que gere resultados. Antecipar os acontecimentos, gerenciar uma equipe e reagir de maneira firme também é extremamente necessário.
Confira abaixo algumas dicas estratégicas de liderança que vão facilitar a sua vida.

Tenha a qualidade que você procura nos membros da sua equipe

Entendemos por qualidade: honestidade, lealdade, consideração, objetividade, iniciativa, entusiasmo. Se você procura isso em seu funcionário, deixe que ele veja essas qualidades em você. Assim, você dará o exemplo e a inspiração que eles procuram.

Comunique-se com eficiência

Um líder de verdade possui o dom da comunicação. Fazer-se entender é essencial em todas as situações, mas quando você está liderando uma equipe de funcionário, ela é primordial e necessária. Então vá direto ao ponto, sempre falando em um ritmo só – geralmente mais devagar – e enfatizando os pontos mais importantes. Falar com clareza é ter a certeza de que todos vão compreender o que você tem a dizer e executar suas tarefas com maior precisão.

Saiba as aptidões e talentos de cada uma da sua equipe

Cada pessoa é diferente, e enquanto você está preparado e tem uma certa facilidade para a liderança, os outros membros da equipe possuem qualidades tão importantes quanto a sua. Saber reconhece-las é o trabalho de um verdadeiro líder, e enquanto alguns são mais ágeis nas entregas, outros mais caprichosos. Saiba entende-los e assim, você vai tirar proveito do talento de cada um, desenvolver melhor o trabalho de todos e sempre buscar o aperfeiçoamento.

Ouça a sua equipe

Já pensou que algum membro da sua equipe pode ter uma excelente sugestão de como aperfeiçoar o desempenho de todos? O segredo é ouvi-los. Dessa forma, além de conseguir ótimos insights, sua equipe vai confiar mais e mais em você, com mais lealdade e respeito.

Promova a autonomia

Desenvolva a sua equipe para que eles possam tomar decisões, e não apenas trabalharem em busca da aprovação do chefe. Colaboradores que possuem autonomia também criam um senso maior de responsabilidade, e não vão tremer na hora de tomar uma decisão importante. Com essas dicas, sua função de líder realmente é ativada, e ao invés de se tornar um chefe que dá medo quando entra no escritório, torna-se um líder a que todos podem confiar, ouvir e seguir.

Leia também