Com a rotina cada vez mais atribulada, boa parte dos gestores estão sempre em busca de ferramentas de otimização de tempo.
Afinal, somente facilitando algumas tarefas e melhorando seu desempenho, é possível cumprir todas as demandas necessárias para o sucesso dos negócios. Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada. Já que existem atualmente inúmeros aplicativos e técnicas que podem te ajudar nessa missão.
Matriz GUT
A sigla GUT significa a junção de três palavras: gravidade, urgência e tendência. Elas resumem uma das ferramentas de otimização de tempo que auxilia a priorizar as tarefas mais importantes. Para começar, faça uma lista dos seus problemas e classifique-os a partir das três variáveis GUT. Depois, faça um ranking das coisas que precisam ser feitas imediatamente e veja quais são seus pontos fracos. Por último, crie um plano de ação. Dessa forma, você terá sua atenção totalmente voltada para as atividades mais relevantes para a sua empresa no momento.
Asana
Essa é uma plataforma ideal para quem precisa administrar o trabalho em equipe. Com a Asana é possível planejar as ações, criar metas, determinar prazos, atribuir atividades e acompanhar o progresso e as finalizações do staff.
Trello
O Trello é uma das ferramentas de otimização de tempo mais conhecidas. Com ele, o gestor consegue criar e administrar listas de atividades. Porém, sua grande vantagem é sua versatilidade. O que permite que o recurso se adapte de acordo com as necessidades do usuário. Ele, inclusive, também é muito útil fora do trabalho, para organizar os estudos, fazer roteiros de viagens, entre outras funcionalidades.
Evernote
Se você está constantemente tendo novas ideias, mas nem sempre lembra de anotá-las ou perde essas anotações, esse é o aplicativo ideal para você. Com o Evernote, é possível criar várias notas e textos, categorizá-los em cadernos, estipular datas, incluir lembretes, áudios, fotos e outros tipos de anexos. Além disso, o usuário também pode acrescentar etiquetas, para que seja mais fácil encontrar as anotações posteriormente.
GTD
A sigla GTD significa Getting Things Done, cuja tradução quer dizer “fazer as coisas”. Ou seja, essa é uma das melhores ferramentas de otimização de tempo para te ajudar a concluir tarefas. Esse método é ideal para quem precisa de mais organização para elevar a produtividade. Ele funciona a partir da premissa de que o cérebro não foi feito para guardar muitas informações. Por isso, é preciso liberar espaço para que seja mais fácil tomar decisões e ter novos insights.
Pomodoro
Essa técnica foi criada em 1980 e é uma ótima aliada para quem precisa gerenciar melhor o tempo. Ela é baseada no uso total da concentração em blocos de trabalho, para que seja possível manter o foco. Para começar, você precisa criar sua lista de tarefas. Depois, divida seu tempo de serviço em períodos de 25 minutos. Use um cronômetro e comece a fazer suas atividades. Ao final de cada período, faça um intervalo de 5 minutos e quando concluir quatro períodos, descanse por cerca de 20 minutos.