Filmes que dão uma verdadeira lição de gestão de pessoas

A gestão de pessoas é uma questão importantíssima dentro de qualquer organização. Afinal, a habilidade para gerenciar equipes é fundamental para que o trabalho flua de maneira harmoniosa.

A maneira mais comum de adquirir os conhecimentos técnicos exigidos para liderar são os cursos, leituras e palestras. Porém, existem várias outras opções que ajudam forjar um bom líder.

Conheça alguns filmes que dão uma verdadeira lição de gestão de pessoas.

 

À Procura da Felicidade (2006)


Na história do filme, que é baseada em fatos reais, Chris Gardner (Will Smith) é um pai que acaba ficando sozinho com o filho, Christopher (Jaden Smith), após se separar da mulher, Linda (Thandie Newton).

Tudo acontece porque a família de Chris passa por uma crise financeira e isso gera uma série de conflitos que levam a separação do casal.

Diante da situação, para sobreviver, Chris tenta se tornar um vendedor.

Ele acaba não obtendo sucesso e, sem encontrar solução para o problema, Chris resolve se candidatar a uma vaga de estágio não remunerado.

Na cabeça dele, o sacrifício valeria a pena porque poderia render um emprego como corretor da bolsa de valores.

Mesmo com a falta de experiência, Chris acaba se destacando por causa do próprio esforço e consegue demonstrar capacidade para ser efetivado.

O filme tem uma história motivadora e trabalha aspectos sobre perseverança, valorização do potencial e da força de vontade.

 

O Diabo Veste Prada (2006)


A jovem Andrea Sachs (Anne Hathaway), que acaba de se formar, está buscando um emprego.

Ela acaba chegando até Miranda Priestly (Meryl Streep), que é uma executiva e editora-chefe autoritária e exigente.

Andrea acaba sendo contratada por Miranda, mas para se adequar aos padrões da empresa, ela abre mão de várias coisas, entre elas, as crenças e o modo de se vestir.

Só que essas decisões acabam causando um enorme desgaste físico e psicológico.

O filme aborda vários aspectos importantes na vida profissional, como a competitividade, os problemas relacionados ao excesso de trabalho e a importância do bom clima organizacional.

 

Moneyball – O homem que mudou o jogo (2012)


O personagem principal do filme é o manager do time de baseball Oakland Athletics, Billy Beane (Brad Pitt).

Como a equipe tem recursos financeiros limitados, Billy desenvolve um sistema de estatísticas para avaliar as melhores características de cada jogador.

Dessa forma, o clube consegue cobrar cada atleta individualmente para que eles tenham uma performance melhor.

Assim, o Oakland Athletics monta um time mais competitivo porque consegue contratar jogadores que foram rejeitados por outros clubes.

O filme é uma lição de administração de recursos e de gerenciamento de equipe.

 

Os Estagiários (2013)


Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são dois adultos que trabalham como vendedores.

No momento, eles estão desempregados e resolvem disputar uma oportunidade como estagiários no Google.

Só que essas vagas, obviamente, atraem o interesse de vários jovens, o que torna a concorrência ainda mais acirrada, pois eles estão mais acostumados com as tecnologias do mundo atual.

Apesar de ter a leveza de uma comédia, o filme aborda várias situações cotidianas de qualquer RH, como as dificuldades do processo seletivo e a gestão de pessoas.

O enredo da história também trata do valor dos estagiários para uma empresa, independentemente da idade desses funcionários.

Todos esses filmes abordam a gestão de pessoas de uma forma bem didática e fácil de assimilar.

Qualquer profissional que queira evoluir na profissão pode absorver essas lições no conforto de casa ou mesmo organizar sessões na própria empresa para que os funcionários assistam os filmes.

Esse tipo de interação com a equipe fortalece os laços de confiança entre todos e, ao mesmo tempo, transmite conhecimentos que podem ser debatidos no próprio ambiente de trabalho.

Experimente!

Compartilhe este conteúdo em suas redes.

Inscreva-se e receba Conteúdos Exclusivos