Guia de sucesso para o seu restaurante

Ser proprietário de um restaurante, além de satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, exige a realização de uma tarefa de gerenciamento importante. Sabendo disso, a Marmo criou um material para facilitar sua vida com dicas preciosas e muito úteis para o sucesso do seu estabelecimento.

Conheça seu público

Que tal observar os clientes que mais frequentam seu restaurante?

É uma dica simples e essencial para alavancar seu restaurante, afinal é esse público fiel que nós gostamos.

Anote: idade, sexo, tente entender o por que ele frequenta seu restaurante, o que a deixaria feliz, ele é mais sofisticado ou mais popular? frequenta esse bairro? E assim por diante.

Através dessa pesquisa você terá um grande número de acertos e consegue construir um relacionamento de maneira mais fácil.

Dica: Que fique bem claro que o negócio está sendo montado para eles e não para você. Não adianta em nada a pesquisa mostrar que seu público tem um gosto completamente diferente do seu e você simplesmente ignorar essa informação.

Um belo sorriso abre portas

Cuide da sua fachada como se fosse o rosto da sua empresa.

A fachada tem o poder de atrair, conectar e transmitir a sua mensagem.

Uma fachada que chame a atenção do seu cliente precisa ter cores, iluminação, letreiro, ter vida própria.

Marketing sensorial – Usando os 5 sentidos a favor do aumento de vendas

Visão: Cerca de 83% da percepção do cliente é visão. O famoso “comer com os olhos”.

Audição: O som ambiente do seu restaurante deve se comunicar com o seu público alvo. Foque no que seu público gostaria de ouvir e atente-se sempre ao volume pois muitas pessoas gostam de conversar na hora das refeições.

Dica: a música é uma ferramenta eficaz para ter impacto sobre o humor de um cliente ao consumir no seu estabelecimento.

Olfato: O aroma não só chama à atenção, como traz lembranças do produto e isso cria uma relação profunda com ele.

Paladar: Uma pequena amostra, associada a uma pesquisa de satisfação pode lhe dar as respostas que precisa para comercializar ou não um determinado produto.

Tato: Você pode criar técnicas onde seus atendentes cumprimentem seus clientes com apertos de mãos na abordagem ou despedida, essa simples atitude cria uma relação de afetividade da casa com o cliente.

Atendimento VIP para todos os clientes

Simpatia não é mais um diferencial para um bom atendimento. Treine seus funcionários para que o atendimento seja sempre perfeito.

Muitos restaurantes levam os gerentes a todas as mesas para perguntar como está sendo o atendimento, se falta algo etc.

Pequenas atitudes fazem com que o cliente se sinta VIP e volte sempre.

Lembre-se sempre: nunca economize sorrisos.

Cardápio vendedor

O cardápio é sua porta de entrada, sua vitrine, muitas vezes será o primeiro passo para a construção do relacionamento com o cliente no seu restaurante.

Vamos às dicas

Cardápio deve estar sempre atualizado

Para manter o custo de alimentos sob controle, e de acordo com os outros custos do restaurante, você deve atualizar seu cardápio pelo menos uma vez por ano.

Pratos com descrições vendem muito mais

Vamos a um exemplo:

[NÃO] Pão de alho com mignon…. R$20,00

[SIM] Pão de alho com mignon (Suculentos cubos de filé mignon, cobertos com rodelas de cebolas fritas na manteiga e acompanha um delicioso pão de alho fresquinho)

Perceba como a segunda opção dá até água na boca né? É exatamente isso que queremos passar ao cliente. A descrição ajuda a aguçar a imaginação do cliente fazendo com que ele opte por este pedido.

Abuse de imagens

As imagens tem uma força muito grande na tomada de decisão do cliente quando o assunto é comida.

Pesquisas indicam que cerca de 50% dessas decisões são tomadas simplesmente através da escolha de uma imagem ilustrativa do produto.

Mas cuidado, as fotos devem ser de produtos reais e com boa qualidade de resolução.

Dicas preciosas

  1. Hoje em dia há uma preocupação muito grande com a quantidade de calorias consumidas em cada refeição. Que tal você inserir as calorias no cardápio facilitando a escolha do cliente?
  2. Não arredondar os preços. Se o valor do prato é R$ 30,00, a sugestão é que se coloque R$ 29,80. Com isso, as pessoas terão uma percepção de que o prato é mais barato, ficando mais propensas a consumi-lo.

Abuse do marketing

Claro que é fundamental a empresa estar nas redes sociais, mas de nada adianta estar lá se a página está desatualizada e sem interações com o público.

Uma dica é todos os dias você estar postando as novidades, fotos dos pratos e claro, interagindo com cada cliente que se relaciona com você.

Dica: você pode impulsionar as postagens para pessoas apenas do seu bairro, o que acha? Com certeza isso vai te levar novos clientes.

Cartão fidelidade

Programas de fidelização podem atrair e manter clientes.

O uso de promoções ou descontos especiais são grande atrativos.

Atenção ao público vegetariano

Uma pesquisa realizada pelo Ibope revelou que 15,2 milhões dos brasileiros se declaram adeptos do vegetarianismo.

Isso corresponde a 8% da população do país e mostra que há demanda por produtos e serviços focados nesse tipo de cliente.

Espaço kids

Muitos restaurantes, e até mesmo os bares, estão apostando em espaços diferenciados, totalmente voltados às crianças, para atrair clientes e conquistar, sobretudo, famílias com filhos pequenos.

Para alcançar o sucesso, não fracasse no controle financeiro

É essencial ter esse controle de despesas e receitas diariamente.

Assim, será possível estabelecer um balanço para mostrar o capital disponível da empresa a qualquer momento e para verificar se os números são positivos ou negativos.

Alguns dos pontos importantes que devem constar nesse documento são todas as vendas e consumo de alimentos e bebidas diárias, pagamentos a fornecedores, as dívidas e os gastos indiretos para o fornecimento de água, eletricidade, gás, etc.


Sobre a Marmo Contábil

Temos todos os ingredientes para o sucesso do seu restaurante:

  • uma gestão contábil de qualidade
  • profissionais especializados
  • experiência
  • conhecimento na área
  • visão de futuro
  • proatividade
  • atendimento personalizado que vai te encantar

Então enquanto você cuida do que sabe fazer de melhor na sua empresa, deixe que a Marmo Contábil se preocupe com a parte burocrática, que envolve as áreas contábil, fiscal e trabalhista, societário e RH/gestão de pessoas/folha de pagamento.

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