Importância das avaliações no Google para a sua empresa

Estar presente no mundo cibernético é uma obrigação de qualquer empresa ou profissional liberal. Afinal, o mundo empresarial vem se tornando cada vez mais competitivo e boa parte da reputação de uma corporação é construída por meio da internet.

Hoje, ter um site bem construído que ofereça uma boa experiência de navegação ao cliente essencial. Além disso, também é muito importante que a empresa tenha uma página no Facebook. Nas duas possibilidades, uma questão é decisiva: a avaliação dos clientes.

O Google, que é onipresente no setor cibernético oferecendo vários serviços que vão de um mecanismo de busca até uma plataforma de vídeo, pode ser um aliado do seu negócio. Afinal, o Google oferece a possibilidade de o cliente avaliar as empresas de maneira online e essas opiniões ficam disponíveis na rede para que outros possíveis clientes leiam e tirem as próprias conclusões.

Existem vários sites, chamados de guias colaborativos (entre eles, o Elefante Verde, o Google Place, o Yelp e o Trip Advisor), que dão ao cliente a possibilidade de classificar um estabelecimento ou serviço. Na avaliação, a pessoa dá uma nota pode até contar um pouco da experiência que ela teve quando usufruiu daquele serviço.

Dessa forma, quando uma pessoa faz uma busca no Google, essas avaliações podem fazer com que o cliente decida se vai ou não procurar as atividades que você oferece. Conheça alguns motivos que mostram a importância que as avaliações online podem ter sobre a sua empresa.

Posicionamento no Google

O Google é uma presença marcante na internet, pois está em quase todos os setores. Assim, quanto mais avaliações positivas você reunir na internet, melhor será a sua “reputação online”. Isso acontece porque, quando isso acontece, o Google entende que o serviço que você oferece é confiável, o que faz com que a sua empresa apareça nos primeiros lugares nas buscas. A partir daí, os clientes que procurarem serviços no setor no qual a sua empresa trabalha encontrarão muito mais facilmente a sua corporação.

Feedback instantâneo

Uma das grandes vantagens das avaliações no Google e nas páginas no Facebook é a possibilidade de receber a opinião do cliente de maneira direta e rápida. Essas opiniões são praticamente uma pesquisa de satisfação dos clientes que você recebe sem gastar absolutamente nada.

Por meio dessas avaliações, você pode ter uma visão muito clara dos erros que a empresa está cometendo e das coisas que o cliente gostou no serviço que você oferece. A partir dessas informações, é possível corrigir e melhorar as atividades da empresa de forma rápida e precisa.

A influência das avaliações na tomada de decisão do cliente

Atualmente, boa parte das pessoas permanece conectada quase que ininterruptamente. Assim, quando alguém busca algum serviço na internet, é muito comum que esse possível cliente procure primeiro a página da empresa no Facebook, até mesmo antes de olhar o site dessa corporação.

Essa atitude se justifica porque na fanpage é possível ler as avaliações das pessoas que utilizaram aquele serviço. Dessa forma, invariavelmente, essas opiniões são decisivas para a atitude que esse cliente tomará em seguida. As avaliações no Facebook também são notadas pelo Google e fazem a diferença na reputação online da sua empresa.

Marketing gratuito

Se você conseguir reunir várias boas avaliações no site e na página da sua empresa, essas opiniões podem se tornar uma forte propaganda gratuita. Os comentários em relação ao bom atendimento, a qualidade do serviço prestado, a variedade e qualidade dos produtos ou a boa localização da empresa, por exemplo, podem ser decisivos para conquistar novos clientes.

Compartilhe este conteúdo em suas redes.

Inscreva-se e receba Conteúdos Exclusivos