Empresas e organizações são formadas pela sua imagem, pelos serviços/produtos que elas oferecem, pelo que prometem e, principalmente, pelos funcionários que fazem parte delas. E empresas que realmente conhecem seus funcionários, se comunicam corretamente e os encorajam possuem chances muito maiores de sucesso e crescimento. Mas como fazer isto? Através do feedback.
O feedback é uma importante peça no processo de interação e comunicação entre o gestor e colaborador, de desenvolvimento profissional e integração entre os diversos níveis hierárquicos que existem em uma empresa. Pelo nome pode parecer algo complicado, mas não é; não passa de uma “avaliação”, um parecer , sobre um funcionário, ou um grupo, que avalia seu desempenho dentro da empresa, sua conduta e seus resultados, e também serve para o próprio funcionário falar sobre os aspectos positivos e negativos da empresa em que colabora.
O feedback é uma prática bastante comum nas empresas para ajudar a encorajar, criar confiança, passar transparência e visar a solução de problemas de forma madura e o aprimoramento das habilidades e pontos fortes dos colaboradores. Esta conversa deve funcionar como um canal aberto de diálogo, uma via de duas mãos, e ser realizado de forma a proporcionar o melhor retorno para ambas as partes envolvidas. Mas, para que realmente funcione é preciso ser feito da maneira correta!
Primeiramente, deve ser feito por um profissional com experiência em gestão de pessoas e negócios, e que saiba conversar. Estes gestores também devem saber como abordar certos assuntos e usar a sensibilidade durante a conversa. O feedback deve ser objetivo e direto em relação aos pontos de melhoras e as atitudes positivas para não correr o risco de tornar-se longo e cansativo; é preciso contextualizar e descrever o que você quer realmente chamar atenção ou elogiar, para que não fique como apenas uma pontuação solta no meio da conversa; o colaborador deve saber que a conversa trata-se de um feedback seja ele corretivo ou positivo, por isso é preciso escolher um momento oportuno e deixar claro para quem irá receber o feed. E nunca deixe para depois, quanto maior a demora, maiores são as chances de pontos cruciais serem esquecidos.
Lembre-se do mais importante: seja imparcial! Descreva o comportamento ou o acontecimento que merece atenção, exatamente como ocorre, sem fazer juízo de valores. A conversa deve ser para trazer benefícios para ambos os lados, não para lavar roupa suja ou mostrar quem tem “poder”.
E um bom feedback traz benefícios tanto para a empresa quanto para seus colaboradores. A relação e a comunicação melhoram, consequentemente os resultados e desempenhos também; a autoestima e a confiança dos colaboradores aumenta, tanto quanto a confiança na empresa; tanto a empresa quanto o funcionário descobrem em que aspectos devem melhorar; os funcionários se sentem valorizados e a rotatividade dentro da organização diminui. E os próprios funcionários querem uma resposta de como anda seu desempenho e resultados. Então, que tal começar a melhorar a comunicação dentro da sua empresa?
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