Não importa se você possui um produto/serviço inovador, ideias criativas e promissoras, planos e objetivos traçados, a melhor equipe de trabalho da cidade e preços que agradam o consumidor; se você não tiver um bom planejamento financeiro, seu negócio irá por água abaixo.
As empresas/negócios não continuam no mercado apenas por causa de seus produtos, mas, sim, porque sabem como utilizar e investir todo o dinheiro ganho na empresa e em seu futuro.
A gestão financeira é o coração de seu negócio, é ela quem fornece tudo para as outras áreas de sua empresa, e se a gestão financeira parar, seu negócio para junto.
Engana-se quem acha que inovação e criatividade só podem ser usados em coisas relacionadas a arte, comunicação, entre outros.
Você pode inovar em sua gestão financeira e ver como isso faz bem para os negócios. Aqui vão algumas dicas para a sua empresa:
Primeiramente, saiba do assunto
Antes de começar a ter ideias mirabolantes e botar planos em ação, você deve saber com o que está lidando! Por isso, pesquise, estude e vá atrás de todas as informações que conseguir sobre gestão financeira e afins. Se manter por dentro das novas ferramentas e conceitos teóricos relacionados à gestão de negócios é essencial para empreendedores que querem ver seu negócio crescer; adquirir conhecimento sobre a área financeira é um grande dificuldade de muitos empreendedores, portanto, quanto mais você souber, mais a frente dos concorrentes estará.
Use estratégia
O planejamento estratégico é essencial para a gestão e o controle das finanças empresariais. Então, é imprescindível que suaa empresa conte com um bom planejamento e também com a definição clara de metas financeiras e os objetivos da empresa, de modo que os gestores avaliem os melhores caminhos para alcançar bons resultados. Esse estudo preparará a empresa para possíveis revezes que possam surgir no futuro.
Use novas ferramentas
A tecnologia no veio apenas para usarmos redes sociais, aplicativos e streamings; ela também veio para ajudar nos negócios. Há muitas ferramentas e softwares específicos para o financeiro e que ajudam muito na gestão. Se você pesquisar, irá achar milhares de softwares, como o gerenciador QuickBooks ZeroPaper, que oferece recursos como gestão do fluxo de caixa, emissão de boletos e alertas via SMS de recebimentos e pagamentos. Seus usuários também podem gerenciar suas finanças de qualquer lugar com os aplicativos do sistema para iPhone e Android.
Faça levantamentos mensais sobre sua empresa
Saber como sua empresa está se saindo no mercado ajuda a traçar metas, melhorar o que está dando errado, prever tendências ou problemas e traçar novos planos. Por isso, faça análises mensais do seu negócio e também do mercado. Estude bem o mercado e fique atento a tudo que possa afetar a empresa financeiramente, e não tenha medo de mudar caso seja preciso repensar a estratégia. No fim de cada mês, analise a situação. Qual será o resultado do próximo mês? Qual será o faturamento no final do ano? Quais gastos terei? Quais investimentos posso realizar? Com o que posso inovar? Meus funcionários estão satisfeitos? Como vão as vendas? E por aí vai…
Além de ajudar a controlar os custos, essas respostas irão ajudá-lo a planejar o negócio como um todo. As comparações entre os desempenhos de cada mês são importantes para estabelecer o que está dando certo e onde é preciso mudar.
Incentive a inovação e a troca de ideias
Os profissionais que estão inseridos no dia a dia do negócio e conhecem os processos costumam oferecer uma grande variedade de ideias possíveis de serem implementadas e que podem representar a melhoria dos resultados do negócio. Por isso, incentive a criatividade e o compartilhamento de ideias dos colaboradores. Você pode, inclusive, criar programas de bonificação para os funcionários que tiverem as suas sugestões implementadas pela empresa e trouxerem resultados satisfatórios.