Inteligência Artificial: Sua empresa está preparada?

A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade e a tendência é que nos próximos anos, essa tecnologia traga ainda mais avanços, especialmente nos negócios. Por isso, é importante que as empresas conheçam a IA, saibam a melhor forma de usá-la e se adaptem a ela.

Nesse aspecto, as experiências já estão sendo feitas na prática, principalmente na área de Marketing das companhias. Segundo dados da IDC, 87% dos profissionais do ramo afirmam que utilizam a Inteligência Artificial para personalizar a comunicação. E os dados mostram que esse número deve crescer ainda mais.

Outra pesquisa realizada pela consultoria diz que os investimentos em IA devem aumentar 54,4% ao ano, podendo superar US$46 bilhões até 2020.

O que é Inteligência Artificial e quais são suas vantagens?

A Inteligência Artificial é uma área da tecnologia que cria dispositivos inteligentes, simulando a capacidade humana. Sendo assim, as máquinas podem, por exemplo, tomar decisões e raciocinar. O principal objetivo dessas inovações é diminuir o tempo para a realização de algumas tarefas. Dessa forma, áreas como o atendimento ao cliente podem se tornar mais rápidas e eficazes, custando menos.

Mas isso não é tudo. Atualmente, os dados tem um papel fundamental nos negócios. Porém, sua escala é tão grande que é praticamente impossível para o raciocínio humano trabalhar com essa quantidade de informações. Por esse motivo, a Inteligência Artificial se torna fundamental. Um exemplo disso é o Machine Learning. Essa tecnologia possibilita que sejam descobertos padrões nos dados coletados. Com isso, as empresas podem melhorar a experiência de compra dos clientes, aumentando as vendas e deixando a marca sempre com uma imagem positiva.

O que é necessário para implantar a Inteligência Artificial em uma empresa?

Para se certificar de que sua empresa está prepara para essa tecnologia, é preciso responder as seguintes perguntas:
– Sua companhia coleta a quantidade de dados necessária para usar a IA?
– Sua infraestrutura pode armazenar um número tão grande de informações?
– Você tem uma equipe preparada para trabalhar com essa tecnologia?

Como introduzir a Inteligência Artificial na empresa?

– Comece analisando as necessidades do negócio, conhecendo mais sobre a IA e verificando em quais áreas ela pode realmente trazer avanços para o seu negócio.
– Determine formas de ensinar sua equipe a trabalhar com essa tecnologia, para que a adaptação aconteça da forma mais rápida possível. Isso pode ser feito por meio de materiais educativos, palestras, workshops, entre outros.
– Reúna os dados de compra online e off-line. Apenas dessa forma a Inteligência Artificial e o Machine Learning poderão ser usados em sua total capacidade.
– Sempre verifique se o que é oferecido pelos seus fornecedores em termos de IA tem abordagem no mundo real e seria válido para o seu negócio.
– Guarde uma parte do seu orçamento para fazer testes, comparando uma campanha com Machine Learning e uma tradicional. Assim, você saberá quais são suas vantagens em valores reais. Além disso, você ainda se certifica de que sua infraestrutura é suficiente para as ações que você pretende implantar na empresa.
– Quando o sucesso for alcançado, realize ampliações.
– Acompanhe o processo, levando em consideração não só os resultados, mas também a quantidade de dados necessários para o seu objetivo, a adaptação da equipe e a infraestrutura.

Leia também