O Outubro Rosa começou nos anos 90, nos Estados Unidos, e com a aprovação do Congresso Americano outubro ficou conhecido como mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país.
A fundação Susan G. Komen for the Cure teve a ideia de enfeitar as cidades com laços rosa para mobilizar a população da importância daquela ação.
Os laços também foram distribuídos para os participantes da primeira Corrida pela Cura, e a partir daí foi distribuído em locais públicos e eventos.
Embora a prevenção deva ser levada a sério o ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar essa causa no mundo inteiro! Durante esse período é comum vermos espaços e monumentos decorados com a cor rosa.
Aos poucos o mundo abraçou a causa, e cada vez mais a sociedade vem se mobilizando e dando maior importância, abraçando o movimento.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo.
No Brasil as taxas de mortalidade pela doença continuam graves, principalmente porque a doença só dá sinais quando em estágio muito avançado. Por isso o autoexame e a mamografia são essenciais.
O câncer de mama se detectado precocemente tem mais chances de tratamento, sem a necessidade de tratamentos como a quimioterapia.
Fique de olho na programação da sua cidade, pois nesse mês de outubro, muitas prefeituras agilizam consultas e promovem campanhas para a conscientização da causa. Aproveite para marcar uma consulta hoje mesmo, e previna-se! Prevenção é amor próprio, é amor ao próximo, é amor à vida!
A Marmo Contábil apoia essa causa, apoie você também!
Angelina Jolie, atriz
“O câncer de mama mata 458.000 pessoas por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, este é principalmente o caso na Holanda – e na mídia. Deve ser uma prioridade garantir que as mulheres tenham acesso a testes preventivos e tratamento, independentemente do ambiente social ou onde vivam.”
Cynthia Nixon, atriz
“A única coisa a que devemos ter medo é o próprio medo. Então, a única coisa que realmente devemos ter medo não é ir para uma mamografia.”
Melissa Etheridge, cantora
“Uma vez que venci o câncer de mama, desde então não tenho mais medo de nada”.
Barbara Mori, atriz
“É tremendo dizer sim, eu tive câncer. Por algo que Deus está me enviando um teste como esse e eu tenho que enfrentá-lo, peguei com força e fui em frente”.