Entenda qual é a importância do planejamento estratégico para pequenas empresas, e o que deve ser feito para garantir que elas sejam realmente alcançadas.
De acordo com dados do Serasa, 3,3 milhões de novas empresas foram criadas em 2020. Isso significa um crescimento de 8,7% com relação a 2019.
Já em 2021, o mês de março, por exemplo, mostrou um aumento de 17,9% na abertura de novos negócios, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Esses dados só comprovam o que todos os empreendedores já sabem: a competitividade no mercado está cada vez maior.
Mas o que fazer para sair na frente e se destacar da concorrência?
Hoje, nós vamos falar sobre algumas ações básicas que toda empresa deve realizar, mas que nem todos os empreendedores valorizam: o planejamento estratégico para pequenas empresas.
Qual é a importância do planejamento estratégico para pequenas empresas?
Você certamente já ouviu a frase: “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.
Ela resume o que pode acontecer com uma empresa que não possui planejamento estratégico.
Com grande reflexo no dia a dia do negócio, o planejamento tem a principal função de auxiliar a empresa a alcançar seus objetivos. Afinal, ele envolve o diagnóstico profundo do cenário atual, além da definição de metas.
Sendo assim, ao finalizar um planejamento estratégico para pequenas empresas, torna-se mais fácil identificar quais caminhos seguir.
De maneira resumida, com o planejamento estratégico, o empreendedor consegue:
- Realizar diagnóstico do cenário atual da empresa;
- Fazer uma análise real de todos os fatores internos e externos que influenciam o negócio;
- Definir quais caminhos tomar e como alcançar o sucesso em cada um deles;
- Verificar quais são as competências que precisam ser aprimoradas;
- Criar objetivos, metas e indicadores para acompanhamento;
O que pode acontecer se você não fizer o planejamento estratégico da sua empresa?
É claro que mesmo sem o planejamento estratégico, algumas metas podem ser alcançadas. Porém, a verdade é que sem organização prévia, essa tarefa fica muito mais difícil.
Sem uma estrutura sólida, a equipe fica perdida. Afinal, todas as decisões são baseadas em achismos e intuições.
Sem planejamento, o empreendedor não consegue reconhecer as forças e fraquezas do próprio negócio. Até mesmo os valores da empresa podem ser perdidos com o tempo.
Consequentemente, atitudes individualistas podem aparecer e dificilmente você encontrará todos os seus colaboradores atuando em prol de um objetivo comum.
Quais são os tipos de planejamento que você precisa realizar na sua empresa?
Existem inúmeros planejamentos fundamentais para o crescimento de um negócio. A seguir, vamos nos aprofundar em três dos mais importantes:
1. Estratégico
É impossível falar sobre planejamento para empresas e não citar o planejamento estratégico. Como dissemos anteriormente, ele tem a função de orientar o empreendedor na tomada de decisões. Mais do que isso, ele também é fundamental para a distribuição de recursos.
Focado na organização, o planejamento estratégico é uma espécie de plano de ação. Por isso, deve ser realizado independente da área de atuação e porte.
Entretanto, o planejamento estratégico para pequenas empresas têm uma função ainda mais importante: ele é a melhor forma para identificar riscos e manter sua empresa segura contra eventuais problemas.
De maneira geral, podemos dizer que o planejamento estratégico serve como base para outros planejamentos.
Afinal, ele contém os objetivos e metas da empresa a longo prazo, contemplando ações que visam até os próximos dez anos. Ele deve ser feito a partir da análise da missão, visão e valores do negócio. Dessa forma, é possível garantir que os objetivos criados serão compatíveis com a cultura da empresa.
2. Tático
Depois do planejamento estratégico para pequenas empresas, esse é um dos planejamentos mais importantes para o seu negócio.
Focado no médio prazo, ele tem a principal função de oferecer maior suporte para a concretização dos objetivos definidos no planejamento estratégico.
Como o nome sugere, o planejamento tático deve incluir táticas para possibilitar o alcance de metas.
Para ser mais fácil compreender como ele funciona na prática, imagine que o planejamento estratégico conta com metas gerais do seu negócio. A partir delas, o planejamento tático divide essas metas entre os setores da empresa.
Dessa forma, deverá existir um planejamento tático para vendas, um planejamento tático para o financeiro e assim por diante.
Vale ressaltar que, em muitos casos, o médio prazo compreende um período menor do que 12 meses. Sendo assim, o planejamento tático pode ser dividido em várias etapas, existindo mais de uma etapa por ano para cada setor.
3. Operacional
Nós já falamos dos planejamentos focados no médio e longo prazo. Agora chegou o momento de falar sobre o planejamento operacional. Com foco no curto prazo, ele está relacionado com o dia a dia da empresa.
Seu objetivo é identificar quais ações devem ser realizadas no cotidiano para que os objetivos do planejamento estratégico sejam alcançados. Ou seja: com o planejamento operacional, toda a rotina é pensada para facilitar a gestão dos processos organizacionais.
A partir disso, os gestores devem conferir se as atividades estão sendo executadas conforme o que foi definido.
Conte com o apoio de um contador para criar planos estratégicos.
Fazer projeções para o futuro não é uma tarefa fácil, ainda mais quando elas envolvem as finanças da empresa.
Como toda tomada de decisão, o empreendedor deve levar em consideração as consequências monetárias.
Por isso, é fundamental contar com o apoio de um contador, que irá:
- Garantir que a sua empresa se enquadre no regime correto;
- Te ajudar a reduzir gastos com tributos;
- Se certificar de que o seu negócio está sempre atuando dentro da legalidade;
- Auxiliar na criação de um planejamento financeiro e tributário, que servirá como base para a sua tomada de decisão.
Ou seja: um bom contador é o “braço direito” de todo empreendedor. E esse é justamente o objetivo da Marmo.
Com uma metodologia moderna e inovadora, a Marmo proporciona toda a tranquilidade que você precisa para poder focar no crescimento do seu negócio.
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