Por que preciso de um contador para a Declaração de Imposto de Renda 2020?

Preencher dados, juntar documentos e entregar dentro do prazo. Parece realmente complicado cumprir isso em muitos casos, mas fica bem mais fácil de fazer contando com a ajuda de um contador para a Declaração de Imposto de Renda 2020.

Contribuintes que não possuem tanta experiência, ou têm alguma dúvida durante o processo, podem acabar cometendo algum erro e ter complicações com a Receita Federal. O velho ditado já dizia que “é melhor prevenir do que remediar”, e isso se comprova verdadeiro quando estamos falando da entrega desse importante documento.

Infelizmente muitas pessoas ainda não entendem a importância de contar com a ajuda de um profissional capacitado nessa hora. A autoconfiança faz com que pequenos (ou até mesmo grandes) erros aconteçam e gerem uma dor de cabeça que poderia ser evitada.

Esse é um assunto que gera muitas dúvidas e nem sempre é tão claro como gostaríamos. Por isso, nós vamos entender hoje os motivos pelos quais você precisa de um contador para a Declaração de Imposto de Renda 2020. Tenho certeza que depois de ver os benefícios, e os problemas evitados, você nunca mais irá se arriscar nesse momento tão importante.

Quem precisa de um contador para fazer a Declaração de Imposto de Renda?

Muita gente acha que não precisa por ter pouco valor a ser declarado e que seus bens são pouco relevantes.

Isso é um engano.

Até mesmo uma pequena declaração pode ir cheia de erros se não for bem feita e com todos os cuidados tomados. Um erro comum é deixar passar batido um ou outro dado, algo que um bom profissional contábil não irá cometer.

Outro fator que induz ao erro é achar que já sabe fazer toda a declaração sem problemas e que por isso não precisa de alguém. Assim como em muitos outros momentos da vida, ter um excesso de confiança faz com que detalhes sejam ignorados e aumentem consideravelmente as chances de falhas.

Por que preciso de um contador para a Declaração de Imposto de Renda?

Duas palavras: malha fina. Esse é o temor de dez entre dez contribuintes brasileiros na hora de entregar a IR. O medo de ter problemas com o leão é uma (justa) razão para que se contrate um profissional para fazer a declaração.

Essa verificação mais detalhada é feita pela Receita Federal quando há inconsistências na declaração entregue pela pessoa. Elas podem ser dados imprecisos, falta de informações ou qualquer tipo de omissão percebida pelo governo.

Esse tipo de erro geralmente é cometido por falta de conhecimento da forma correta de preenchimento da declaração. Seja por não considerar um documento importante ou simplesmente por não inserir os dados como deve ser feito.

Contador são mais do que indicados justamente por não cometerem essas falhas. Sejam pequenas ou grandes, um profissional irá verificar os mínimos detalhes e entregar uma IR nos moldes exigidos pelo governo. Isso significa mais tranquilidade e adeus a malha fina.

Quais os riscos que posso correr se entregar errado ou perder o prazo?

Ninguém quer ter problemas em nenhuma circunstância, principalmente quando falamos de um documento que deve ser entregue ao governo. Porém, há quem goste de viver perigosamente e prefere pagar para ver.

E se tem uma hora que não cabe arriscar, é na entrega da IR. Pessoas que caem na malha fina costumam passar por algumas complicações até a situação ser resolvida. Além de dar uma bela dor de cabeça, essa falha pode ter um custo muito alto.

Para resolver a situação é preciso seguir um protocolo que envolve retificação, códigos, chaves de acesso entre outras obrigações burocráticas. Enfim, o trabalho é infinitamente maior do que teria o contador para a Declaração do Imposto de Renda em 2020.

Não vale a pena arriscar

Enfim, por tudo isso que já foi mencionado acho que ficou claro a importância de um contador na hora de fazer a Declaração do Imposto de Renda. Mais do que facilitar a sua vida, este profissional garante que você não caia na malha fina ou tenha maiores problemas com a Receita Federal.

É importante ressaltar também que o processo costuma ser muito mais eficiente, pois você não precisará ficar “batendo a cabeça” para descobrir o que falta, quais informações podem ter sido esquecidas ou se há alguma inconsistência nos dados entregues ao governo.

Em alguns casos, quando há imposto não ainda não foi quitado, o contribuinte pode ter que pagar uma multa por ter falhado. Ela varia em cada situação, mas pode chegar até 75% do valor do imposto se for um erro considerado grave pela Receita Federal. Nem preciso dizer mais sobre como é necessário máximo cuidado com esse assunto, não é mesmo?

Checklist completo de documentos e informações para elaboração da DIRPF

Viu como um contador para te ajudar na declaração do Imposto de Renda é importante? Ele é a garantia de mais segurança no processo e tranquilidade para você e sua família. Nada melhor do que a sensação de dever cumprido e poder ficar sossegado sabendo que o leão não irá bater na sua porta.

Quer ver mais dicas como essa? Então confira nosso blog e veja como a contabilidade é importante em outros momentos da sua vida.

Compartilhe este conteúdo em suas redes.

Inscreva-se e receba Conteúdos Exclusivos