Profissional 4.0: como é o profissional do futuro?

O mercado de trabalho está em constante evolução em todos os setores. A cada dia, surgem novas tecnologias a serem implementadas nas empresas e diretrizes diferentes na forma de trabalhar, além de outras mudanças significativas.
Tudo isso causa um impacto direto nos profissionais, afinal, eles precisam estar cada vez mais adaptados a essas novas realidades para que possam ser eficientes nas suas respectivas funções dentro das empresas.
Além dessas particularidades, a questão da humanização das organizações vem se tornando uma postura essencial no mundo dos negócios. Ou seja, as próprias corporações também precisam investir na formação dos trabalhadores.
Diante de todas essas mudanças, surge o conceito de “profissional 4.0”. Na prática, ele diz respeito ao nível de qualificação que o trabalhador precisa adquirir para não ficar parado no tempo.

Conceito de profissional do futuro

No conceito de profissional do futuro, algumas profissões naturalmente ganharão destaque nos próximos anos. Para avaliar quais serão essas áreas, entre outras questões, é levado em conta o salário, a satisfação e realização pessoal, o campo de trabalho e as possibilidades de ascensão na carreira.
Acima de tudo, o profissional tem que ir além do “lugar comum” e buscar outros conhecimentos. Não basta ter apenas uma boa formação acadêmica porque o profissional 4.0 também deve apresentar uma gama grande de competências. Entre elas, estão o bom comportamento, os valores e a ética, as habilidades variadas e a capacidade de se envolver em outras áreas. Todos esses quesitos são diferenciais competitivos do mercado no futuro.

Autoconhecimento
O profissional do futuro procura identificar os pontos pessoais positivos e os que necessitam de um upgrade. Afinal, conhecendo as próprias falhas, ele pode trabalhar para corrigi-las e potencializar as habilidades e competências.
Dessa maneira, o profissional poderá contribuir de várias maneiras e de forma positiva com a empresa na qual trabalha. Entre essas ações estão a tomada de decisões seguras e a otimização dos processos de produção que fazem com que resultados bem mais eficazes possam ser alcançados.

Inteligência Emocional
Essa é uma característica que faz a diferença em situações de stress e de risco. É essencial que o profissional tenha capacidade de entender e saiba lidar com as emoções. Esse controle faz com que o profissional tenha equilíbrio no momento de tomar decisões.
Existem pessoas que usam muito bem a inteligência emocional e conseguem demonstrar frieza nas tomadas de decisões no ambiente de trabalho. Nesses momentos, elas são capazes de controlar os sentimentos e fazer uma avaliação correta do cenário que se apresenta naquela situação. Assim, elas conseguem tomar a melhor decisão para resolver aquele problema.
Porém, é muito comum que a maioria dos profissionais não tenha a mínima ideia de como controlar as emoções. Dessa forma, eles agem mais por instinto do que com a razão, colocando os interesses da corporação em risco.
Ou seja, a inteligência emocional é uma habilidade que precisa ser desenvolvida e aperfeiçoada mesmo que o profissional já tenha essas diretrizes dentro de si.

Flexibilidade
O mercado e as estruturas organizacionais mudam constantemente. Por isso, o profissional do futuro precisa saber se adaptar a todas as situações. O ideal é não sucumbir a esses desafios, mas conseguir transformá-los em oportunidades de crescimento.

Agilidade
As constantes mudanças na tecnologia exigem que o profissional do futuro tenha rapidez e agilidade nas tomadas de decisões. Assim, a empresa otimiza os processos nos mais variados setores e consegue atender melhor os consumidores.

Capacitação
O profissional do futuro precisa estar em constante aprendizado. Isso inclui cursos, especializações, workshops, capacitações e tudo que possa oferecer um upgrade na capacidade do trabalhador.
Essa evolução profissional constante faz com que o profissional melhore a produtividade e consiga oferecer mais subsídios a empresa.

Comunicação
No mundo moderno, é preciso saber se expressar com clareza. Para que isso aconteça, é necessário ter uma bagagem cultural adequada. Afinal, um feedback pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa em alguma situação. Assim, o profissional do futuro precisa difundir o relacionamento interpessoal nas equipes das quais faz parte.

Proatividade
O profissional do futuro deve tomar iniciativa e contribuir para que os processos de trabalho sejam aperfeiçoados. Dessa forma, as diretrizes organizacionais da empresa estarão sempre em evolução, se adequando às necessidades daquele momento.

Criatividade
A criatividade precisa estar presente do dia a dia do profissional do futuro. Ao criar e sugerir novas maneiras de conduzir o trabalho e fomentar os projetos, a empresa adquire uma capacidade de inovação que certamente vai fazer com que ela se destaque no mercado no qual atua.

Equilíbrio
O profissional do futuro precisa ser equilibrado em qualquer situação que se apresente. Essa habilidade pode ser aperfeiçoada por meio de técnicas e ferramentas que garantam o seu crescimento.

Profissional tradicional x Profissional do futuro
O profissional tradicional realiza suas atividades de uma maneira linear, recebendo as orientações sobre o trabalho dos profissionais que possuem um nível hierárquico mais elevado. Assim, o ambiente se torna impessoal, no qual os processos são mais importantes do que as relações humanas.
Já o profissional do futuro procura influenciar o ambiente de trabalho de forma positiva. Na cabeça dele, cada colaborador tem a sua importância e o trabalho em equipe depende do esforço de cada um deles.
Todas essas questões constroem o perfil do profissional do futuro e atuam em conjunto para que ele se destaque. Quando o trabalhador tem consciência de que tem falhas e que, além de corrigi-las, é preciso evoluir, ele já deu o primeiro passo para a excelência.
Além do ganho pessoal do trabalhador, a empresa poderá usufruir dessas habilidades do funcionário e, assim, terá muito mais capacidade de competir dentro do mercado no qual ela está inserida.
Ou seja, o trabalhador do futuro, ou o profissional 4.0, já é uma realidade e é preciso que todos se adaptem a esse novo mundo.

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