Tendências para o novo mundo pós-pandemia

A pandemia provocada pelo Coronavírus trouxe uma enorme quantidade de dúvidas para todo o planeta. O mundo que conhecíamos não é mais o mesmo e provavelmente nunca mais será. Mesmo assim, já é possível vislumbrar um pouco do que podemos esperar após esse período conturbado.

Isso porque algumas tendências já estão apresentando quais devem ser os principais caminhos quando tudo isso voltar ao normal. Alguns comportamentos e hábitos que tínhamos antes devem perder espaço, enquanto algumas coisas que fizemos durante o isolamento social vão se tornar presentes com mais força na sociedade.

Mesmo que de uma maneira complicada e traumática, muitas mudanças que estavam para acontecer nos próximos anos foram antecipadas por causa da COVID-19. Isso faz com que seja ainda mais importante ficar por dentro de tudo que está acontecendo e se informar sobre quais devem ser as tendências para os próximos anos após a pandemia.

Incertezas e prazos indeterminados

Uma coisa é certa: é impossível cravar com precisão como será exatamente o mundo depois que tudo isso passar. Além do vírus ainda não ter sido controlado em boa parte do mundo, mesmo nos locais em que isso já aconteceu as pessoas e organizações estão dando os primeiros passos.

Tentar acertar quando ou como isso vai acontecer não é prudente, pois o erro pode ser bem grande. Em compensação, avaliar todos os possíveis cenários e se preparar para enfrentá-los é uma boa ideia. Além disso, tudo indica que a normalização total ainda deve demorar um bom tempo.

Por isso é tão importante ficar de olhos nas tendências para o novo mundo pós-pandemia. Elas mostram o que já está acontecendo nos países afetados e quais as previsões que especialistas e pessoas que realmente entendem do assunto estão dizendo sobre os próximos meses e anos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Tendências mundiais após a pandemia

Para não te deixar no escuro, nós separamos algumas tendências que valem a pena serem acompanhadas de perto. Elas dão um panorama do que está por vir e te ajuda a se preparar para não ser pego de surpresa quando tudo isso passar. Confira!

Consumo mais consciente

O arquiteto alemão naturalizado americano Ludwig Mies van der Rohe disse uma das frases mais famosas da história: “Menos é mais”. Esse princípio está sendo observado durante a quarentena, onde as pessoas acabam comprando em menor quantidade e priorizando aquilo que mais necessitam.

Assim como na citação acima, os consumidores devem manter uma postura de valorizar aquilo que mais importa para eles na hora de comprar. O consumismo desenfreado tende a diminuir e fazer com que os vendedores e empresas tenham que ser muito mais criativos na hora de convencer os clientes.

Trabalho remoto e educação a distância

Essa é uma tendência que já vinha conquistando espaço nos últimos anos, mas que ganhou força de vez com as recomendações de isolamento social e lockdown ao redor do mundo.

Trabalhar em casa é uma solução que vai muito além da proteção contra o vírus. Ela acaba reduzindo os custos de manutenção de uma sede para as empresas, ajuda a diminuir o trânsito pesado nas grandes cidades e ainda dá mais tempo e autonomia aos trabalhadores.

Isso deve ser percebido também na educação. O Brasil já é um país onde no último ano vimos que o número de calouros do ensino superior já superou aqueles que têm aula na modalidade presencial. Com as medidas de proteção isso se tornou ainda mais popular e tende a se fortalecer nos próximos anos.

Mudança nos espaços comerciais físicos

Casos sérios como pandemias e tragédias fazem com que algumas regras e orientações sejam revistas. Isso deve acontecer com os espaços comerciais ao redor do mundo, principalmente aqueles que costumam ter aglomerações de pessoas.

Por mais que tudo volte ao normal daqui algum tempo, o medo de contaminação seguirá entre muitos de nós. Isso deve fazer com que espaços como restaurantes, supermercados, cinemas e demais locais com grande quantidade de pessoas mudem a configuração dos espaços, reorganizem assentos e filas e aumentem o acesso a produtos de higiene, como álcool em gel.

Inteligência artificial será mais comum

Antigamente a inteligência artificial era coisa do futuro em filme de ficção científica ou que poderia ser obtido apenas por companhias gigantes. Pois pode esquecer esse pensamento, isso mudou de vez e essa tecnologia veio para ficar na vida de todo mundo.

Ter um chatbot está se tornando cada vez mais normal e pode ser visto até mesmo em pequenos negócios na internet. Assim como em atendimentos presenciais os robôs já estão ajudando e facilitando a vida de empresas e clientes. Isso deve se intensificar e ganhar ainda mais espaço na sociedade.

Novos modelos de negócios

Toda grande mudança no mundo acaba gerando novas oportunidades, e é exatamente isso que devemos ver desde já. A grande utilização do delivery por restaurantes e comércios que não usavam esse serviço é uma prova de que se adaptar pode ser uma boa solução durante a pandemia e até mesmo depois dela.

Quer cuidar da sua empresa agora e também depois da pandemia? Então veja como a nossa equipe pode te ajudar.

Leia também