Ser líder é uma das características que as empresas mais procuram no momento de definir seus representantes. Os chefes, além de terem a responsabilidade de comandar equipes e de trazer resultados para o negócio, também devem ser os exemplos de seus comandados. Mas, não são só eles que podem desenvolver tipos de liderança. Afinal, algumas das aptidões fundamentais para isso podem surgir instintivamente na personalidade de cada um. No geral, uma pessoa pode se tornar líder por meio da teoria situacional, dos traços, comportamento, atribuição e pelo estilo de suas decisões.
Mas, afinal, qual é o seu tipo de liderança?
Liderança Autocrática
Esse é um dos tipos de liderança que mais podem trazer malefícios para os negócios. Por ser centrada somente no chefe, isso pode causar a perda de muitos profissionais talentosos. Afinal, o líder acaba monopolizando todo o poder e as glórias dos resultados alcançados. As pessoas com esse tipo de liderança tendem a pressionar seus comandados, causando tensões e desmotivando-os.
Liderança Democrática
Diferente do autocrático, o líder democrático procura fazer com que os seus comandados se sintam incluídos em todo o processo de decisões. Além disso, ele busca constantemente suas opiniões, pede feedbacks, incentiva o trabalho em equipe e divide os bons resultados com o staff. Afinal, ele sabe que todas essas vitórias pertencem ao grupo. Dessa forma, os profissionais se sentem mais motivados no dia a dia, por serem valorizados e terem possibilidades reais de crescimento dentro da empresa.
Liderança Liberal
Esse também é um dos tipos de liderança contrárias à autocrática. O líder liberal recebe esse nome por dar liberdade aos seus comandados. Sendo assim, a equipe tem autonomia para tomar decisões, sem a necessidade de um líder. Afinal, esse modelo de gestão compreende que todos os profissionais já são maduros o suficiente para gerenciar seus trabalhos e resolver os problemas relacionados às suas respectivas demandas. Apesar de parecer muito positivo, a verdade é que não é tão simples encontrar trabalhadores que consigam atuar dessa forma. Pois, com a falta de um líder ativo, eles podem acabar diminuindo a produtividade.
Liderança Situacional
Nesse caso, a liderança pode variar de acordo com a situação atual da empresa ou do time. Ou seja, se os profissionais demonstrarem maturidade, a liderança pode ser mais semelhante à liberal. Já, se houverem problemas com relação à prazos e outras questões, ela pode ser mais democrática. Para exercer esse tipo de liderança, o chefe precisa ter facilidade para se adaptar às diferentes situações que podem acontecer no dia a dia da empresa.
Liderança Coaching
Esse tipo de liderança tem o foco voltado para as pessoas e seus resultados. O líder Coach analisa, habilita e fortalece sua equipe como a maioria dos citados anteriormente. Mas, ele faz isso a partir das habilidades e características de cada membro do staff. Ele também procura auxiliar seus comandados em suas questões emocionais, pois entende que esse elemento pode ser decisivo para que a empresa possa obter bons resultados.