Veja como ser um bom líder e manter a equipe motivada no home office

Veja como ser um bom líder e manter a equipe motivada no home office

O trabalho remoto foi a saída para muitas empresas desde o início da pandemia e algumas até mesmo adotaram esse modelo de trabalho definitivamente. Mesmo com todas as vantagens, os gestores e líderes encontram dificuldades para manter a equipe motivada durante o home office.

Sem o contato presencial, a solução é conhecer boas técnicas e utilizar a tecnologia como aliada para otimizar o relacionamento com os colaboradores e aumentar a produtividade mesmo estando longe dos demais.

Importância da liderança no home office

Manter a equipe unida e focada é parte importante para que uma empresa possa ter um bom desempenho, ainda mais quando cada um está em casa e sem poder participar de reuniões ou de uma conversa na sala.

Ser um líder nessas condições é desafiador, mas ao mesmo tempo apresenta uma oportunidade de ouro de se provar e de aprender novas habilidades de gestão e também de tecnologia. Além disso, é preciso ser uma figura inspiradora e encontrar soluções que tirem o melhor de cada um para manter um alto nível de qualidade no trabalho.

Quer saber como fazer isso? Então confira as 5 dicas de liderança para manter a equipe motivada durante o trabalho home office que separamos para você:

1 – Tenha uma boa comunicação com seu time

Estar longe fisicamente não significa que você tenha que ser um gestor distante. Bons líderes precisam manter uma comunicação frequente, em grupo e individualmente, com todos para estar ciente de tudo que está acontecendo, dar um feedback e atualizar sobre o andamento dos processos.

2 – Preste atenção no comportamento dos funcionários

Nem sempre alguém vai chegar e dizer para você que algo não está saindo como o esperado, mas é possível perceber isso. No home office, o líder precisa estar sempre presente e de olho no comportamento de cada um.

Se for preciso, tenha conversas particulares para ajudar no que for possível e motivar aqueles que estão desanimados.

3 – Descentralize as ações

Saber delegar é importante e no home office isso é ainda mais necessário. Além de tirar um pouco o peso sobre os seus ombros, isso demonstra que você possui confiança na sua equipe e que sabe da capacidade de cada um.

4 – Cuidado com a sobrecarga de trabalho

Trabalhar no modelo de home office não significa estar disponível 24hs por dia, portanto certifique-se que ninguém está sobrecarregado e peça para que você seja avisado caso isso aconteça.

Muitas vezes o colaborador acaba assumindo muitas funções e tem medo de pedir para diminuir, portanto é papel do líder perceber isso conferindo o que está sob cuidados de cada um e conversando com todos.

5 – Agradeça e reconheça o esforço

A fase não é fácil para quase ninguém no mundo, mas mesmo assim é sempre importante reconhecer quem faz um bom trabalho. Muitas vezes um elogio é o combustível que faltava para que um talento possa brilhar ainda mais e é algo que não custa nada de ser feito.

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